rossini.ims.com.br

Apresentação

A obra fotográfica do gravador e pintor Rossini Quintas Perez, aluno de Oswaldo Goeldi, foi dedicada à documentação da paisagem urbana do Rio de Janeiro, cidade para a qual se mudou ainda na infância com a família, em 1940.

Nascido em Macaíba (RN), em 1932, Rossini Perez passou a frequentar a Associação Brasileira de Desenho, em 1951, tendo aulas com o pintor Ado Malagoli. Em visita à II Bienal Internacional de São Paulo, em 1953, impressionou-se com as gravuras de Edvard Munch e decidiu se dedicar a essa técnica. Estudou na Escolinha de Arte do Brasil e foi orientado por Oswaldo Goeldi. Também foi aluno de Iberê Camargo e de Fayga Ostrower.

Estudou litografia na Rijksakademie, em Amsterdã, como bolsista, em 1962. Morou em Paris entre 1962 e 1972. Em Dacar, no Senegal, ajudou a montar uma oficina de gravura em metal na École Nationale des Beaux-Arts (Enba) entre 1974 e 1975. Foi professor dessa instituição em 1977 e 1978.

Ao voltar para o Brasil, em 1978, deu aulas no Centro de Criatividade da Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, e, de 1983 a 1986, no Ateliê de Gravura do MAM-RJ.

Entre os anos 1970 e 1980, Perez registrou monumentos, construções, detalhes de arquitetura e espaços públicos do Rio de Janeiro, que passava por grandes transformações, especialmente as decorrentes das obras do metrô.

Sua obra, pertencente ao acervo do Instituto Moreira Salles, é composta por cerca de 7,5 mil imagens.


Seleção de obras

VISUALIZAR POR

Casas na rua Conselheiro Zacharias

Porta cega na rua do Propósito

Praça da Harmonia

Fonte nos fundos da igreja de São Francisco

Fachada de imóvel com pota e janelas lacradas

Fachada de sobrados na praça da Cruz Vermelha

×
<
>

Casas na rua Conselheiro Zacharias

Rossini Perez

Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 1983

Porta cega na rua do Propósito

Rossini Perez

Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 1978

Praça da Harmonia

Rossini Perez

Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 1988

Fonte nos fundos da igreja de São Francisco

Rossini Perez

Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 1988

Fachada de imóvel com pota e janelas lacradas

Rossini Perez

Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 1988

Fachada de sobrados na praça da Cruz Vermelha

Rossini Perez

Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 1988


Pesquise no acervo de Fotografia

Estão disponíveis cerca de 12.000 imagens para pesquisas online. Você pode realizar buscas, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são busca livre; busca avançada; solicitação de uso de imagens e opções de visualização.

Detalhes de fotos de Marc Ferrez, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas e Chico Albuquerque / Acervo IMS

Atendimento ao pesquisador

IMS Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

fotografia.ims@ims.com.br

A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.

A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme o quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.


Outros acervos