Idioma EN
Contraste
waltersilva.ims.com.br

Apresentação

O acervo do jornalista, radialista e produtor musical paulistano Walter Silva, adquirido pelo Instituto Moreira Salles em 2003, tem como destaque gravações importantes de artistas da música brasileira nos anos 1960, como o show da boate Au Bon Gourmet em que Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto e o grupo vocal Os Cariocas lançaram a canção Garota de Ipanema, em 1962; os shows da série “O fino da bossa”, com Elis Regina, Jair Rodrigues e Jongo Trio, em 1964; e o 3º Festival Internacional da Canção, em São Paulo, em 1968, quando Caetano Veloso, defendendo sua composição É proibido proibir diante de vaias estrondosas, fez o histórico discurso em que acusa o público de não estar “entendendo nada”.

Conhecido como Pica-pau, Walter Silva iniciou sua carreira no rádio como locutor em 1952. Cinco anos depois, tinha seu próprio programa, Toca do disco, na Rádio Record. Foi no ano seguinte que conheceu o sucesso de público com a estreia, na Rádio Bandeirantes, de O pick-up do Pica-pau, que ficaria vinte anos no ar, passando por várias emissoras. Como produtor musical, foi responsável pelos primeiros shows de bossa nova ocorridos em São Paulo e trabalhou com artistas como Chico Buarque e Elis Regina. As memórias dessa época foram reunidas em seu livro Histórias da música popular brasileira e ficaram registradas também na coleção de fotografias e cartazes de shows que completam seu acervo no IMS.


Áudios

Conhecido como Pica-pau, o radialista Walter Silva (1933-2009) formou um acervo de preciosidades ao longo de cinco décadas de carreira.

Hoje sob a guarda do IMS, esse acervo tem gravações raras como Elis Regina mostrando "Bolero de Satã" para Cauby Peixoto, que registraria a música em duo com ela; "Na aldeia" cantada de improviso por Dorival Caymmi, Silvio Caldas, Orlando Silva e Carlos Galhardo; e Vinicius de Moraes recitando "O poeta e a lua" acompanhado pelo violão de Baden Powell.

Ouça algumas dessas gravações:


Por dentro dos acervos


Pesquise no acervo de Música

A Reserva Técnica Musical do IMS tem sob sua guarda 20 acervos de compositores, instrumentistas, pesquisadores e colecionadores, todos disponíveis para consulta e pesquisa. São nomes como Chiquinha Gonzaga, Baden Powell, Elizeth Cardoso e José Ramos Tinhorão, entre outros, além dos sites especiais que abrigam toda vida & obra de Ernesto Nazareth e Pixinguinha.

Detalhe da coleção de discos de Humberto Franceschi na Reserva Técnica de Acervos do IMS. / Acervo IMS

Atendimento ao pesquisador

IMS Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

musica@ims.com.br

Os interessados em tirar dúvidas ou agendar consultas devem enviar um e-mail para o setor de Música.

É importante especificar no e-mail os dados dos arquivos de áudio sobre os quais há interesse em obter informações. Esses dados estão no Acervo de Música do IMS. 

A Sala de Pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.


Outros acervos

Mais IMS