Idioma EN
Contraste

AUDIOGUIA

Walter Firmo

no verbo do silêncio a síntese do grito

11 Jânio Quadros, candidato à presidência eleito em 1960

Parada 11 - Obra 10: Jânio Quadros, candidato à presidência eleito em 1960

Audiodescrição: A fotografia quadrada, em preto e branco, intitulada Jânio Quadros, candidato à presidência eleito em 1960, de 1959, mede 33 cm de comprimento por 33 cm de altura e está na parede com moldura fina, de madeira escura. Retrata Jânio jovem, cercado por vários jornalistas engravatados, que colocam os microfones à frente dele. Jânio é um homem branco, de pele clara, tem os cabelos castanhos, curtos e ondulados, as sobrancelhas grossas, os olhos grandes e bigode fino. Ele usa blusa de malha e calça claras. Ele está com as mãos em destaque, à frente do corpo, tocando os dedos. Olha para baixo, com expressão séria. A fotografia tem uma luz frontal que incide da direita para a esquerda.

Ouça agora o depoimento de Walter Firmo sobre esta obra. Convido também você para assistir ao vídeo onde Walter Firmo conversa com o curador, Sérgio Burgi, e a assistente de curadoria, Alessandra Coutinho.

Em seguida, vamos para a próxima obra: Indígenas na fronteira do Brasil com a Colômbia. O QR code encontra-se na parede, à esquerda da obra.

O nosso presidente Jânio Quadros, né?, 1959, eu trabalhava no meu primeiro jornal, né? como profissional, que foi a Última Hora. E o Jânio tinha acabado de chegar de navio da Europa, muito chique, não vir de avião, e sim de navio... E ele está ali assediado pelos jornalistas pra dar uma entrevista, e eu, que nunca gostei de usar o flash, né?, estou usando um flashão assim, né?, colocado bem no rosto, nas feições dele. E ele fazendo aquele teatro, né?, que ele sempre fazia.