Idioma EN
Contraste

AUDIOdescrição

Walter Firmo

no verbo do silêncio a síntese do grito

22 Trinidad, Cuba

Audiodescrição: A fotografia quadrada em preto e branco, intitulada Trinidad, Cuba, de 2005, mede 26 cm de comprimento por 33 cm de altura e está na parede, com moldura fina, de madeira clara e passe-partout branco, espaço entre a foto e a moldura, em um conjunto de 15 obras. Mostra um operário, visto de costas, sentado em um andaime, à esquerda, com o braço direito para o alto, rebocando uma parede. O homem está com o tronco nu e calça comprida, com as pernas flexionadas, os pés cruzados. A luz incide pela direita, iluminando o corpo dele e fazendo com que sua sombra se projete no canto inferior esquerdo da parede. Em primeiro plano, andaime formado por dois tubos de aço, que se entrecruzam, na parte superior, assim como na inferior. Ao centro, piso metálico, e, sobre ele, bem no meio, um balde e, logo atrás, uma linha espessa pintada na cor branca, na vertical, que divide a parede de cima abaixo. A estrutura sugere, para a fotografia, uma composição geometrizada.

Ouça agora o depoimento de Walter Firmo sobre esta obra e assista também a um vídeo de 10 minutos que fala sobre a relação de proximidade do fotógrafo com os grandes nomes da música brasileira retratados por ele.

Depois de ouvir o depoimento e assistir ao vídeo, chegamos ao final da visita. Esperamos que você tenha apreciado conhecer as obras deste premiado fotógrafo, conhecido como o mestre da cor. O Instituto Moreira Salles agradece a sua visita!

Essa foto foi feita em Trinidad, em Cuba, né? Na ilha mágica do Fidel Castro. É um operário que está ali, nas suas... seu serviço, na sua atividade profissional. E o que me comoveu nessa fotografia em preto e branco, né?, não mais na cor, e sim no preto e branco, é essa ordem... Tem um cruzeiro... Uma linha que vai... vertical, que é branca, e a outra, mais negro e cinza, horizontal, e o homem postado do lado esquerdo. É uma construção visual minha, mas não pedi que o homem fizesse... Ele estava lá, e foi constituída dessa forma, né? Nesse flagrante que eu fiz.