Idioma EN
Contraste

Walther Moreira Salles: 1983-2001

1983

- O Unibanco Seguros e a Sul América Seguros se associam.

O Unibanco já estava no mercado de seguros desde que adquirira a Garantia S.A., e a associação colocou-o na liderança do setor.

- Transferência da sede do Unibanco do Rio de Janeiro para São Paulo.

1986

- Já separado de Elisa Moreira Salles há alguns anos, casa-se com Lucia Regina Cúria.

1987

- Apoia informalmente a negociação da dívida externa brasileira.

Depois da moratória pedida no governo José Sarney, e como tinha grande experiência no assunto, seu auxílio foi solicitado na negociação da dívida externa. Intercedeu junto a banqueiros norte-americanos, entre os quais seu amigo e associado David Rockefeller, presidente do Chase Manhattan Bank.

1988

- O Instituto de Artes Moreira Salles é criado.

Walther Moreira Salles já vinha apoiando ações culturais e assistenciais, tanto pessoalmente como em iniciativas de empresas do grupo.  Em 1992, o nome seria trocado para Instituto Moreira Salles.

- Elisa Moreira Salles morre no Rio de Janeiro aos 59 anos.

- O Banco de Investimentos Unibanco se associa ao Dai-ichi Kanjgy e ao Commerz Bank.

Por muitos anos, o Unibanco vinha mantendo uma posição muito importante nas relações com investidores internacionais.

1991

- Afasta-se de todas as atividades empresariais. A Assembleia de Acionistas confere-lhe o título de Presidente de Honra.

Passou a se dedicar ao patrocínio e ao convívio das artes, especialmente à gestão do Instituto Moreira Salles (IMS). O Conselho Consultivo do IMS, também sob sua presidência, era integrado por intelectuais expressivos como Antonio Candido de Mello e Souza, Francisco Iglésias, Jurandir Ferreira, Decio de Almeida Prado, Otto Lara Resende e Lygia Fagundes Telles, entre outros.

1992

- Eleito membro do Conselho de Notáveis do Museum of Modern Arts (MoMA) de Nova York.

Desde 1988 participava do Conselho Internacional do MoMA. O presidente do Conselho era David Rockefeller.

- É inaugurada a Casa de Cultura Poços de Caldas.

Em 1989, havia sido adquirido o chalé Cristiano Osório, de grande relevância para o patrimônio arquitetônico da cidade. Em 1990, foi criada a Casa de Cultura Poços de Caldas, mantida e administrada pelo Instituto de Artes Moreira Salles. Para comportar suas atividades, foi realizado um primoroso restauro e foi construída uma edificação de dois pavimentos, projeto do arquiteto Aurélio Martinez Flores.

1996

- É inaugurada a sede do IMS-São Paulo.

Foi escolhida como sede uma antiga agência do Unibanco na praça Buenos Aires, bairro de Higienópolis, um prédio tombado da década de 1920.

1997

- É inaugurada a sede do IMS-Belo Horizonte.

Anos depois, a administração seria transferida em regime de comodato para a Fundação Clóvis Salgado, mantida pela Secretaria de Cultura do estado de Minas Gerais.

1999

É inaugurada a sede do IMS-Rio de Janeiro.

Foi escolhida como sede a antiga residência da família, que já não era habitada. A primeira exposição do IMS Rio mostrou fotografias de Marc Ferrez. A concorrida festa de inauguração contou com a presença do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

2001

- Walther Moreira Salles morre, de enfarte, em Araras, Rio de Janeiro, no dia 27 de fevereiro.

OUTROS ACERVOS

MAIS IMS