O caso Flávio – O Cruzeiro x Life

Gordon Parks no Rio de Janeiro e Henri Ballot em Nova York


EVENTOS

No IMS Rio

Conversa de encerramento de O caso Flávio
26 de setembro, quarta-feira, 18h
O curador Sergio Burgi conversa com Flávio da Silva, protagonista de um dos ensaios fotográficos da exposiçãoque fica em cartaz até domingo, dia 30/9.

Abertura da exposição + Palestra sobre O caso Flávio com Paul Roth, Sergio Burgi e Joaquim Marçal​
20 de fevereiro de 2018, terça, às 19h30 | IMS Rio, Sala José Carlos Avellar
Entrada gratuita, sujeita à lotação. Distribuição de senhas 30 minutos antes.
Interpretação consecutiva das falas em inglês

O embate editorial entre as revistas O Cruzeiro e Life em 1961 é o tema da conversa com os curadores Paul Roth e Sergio Burgi, e com o pesquisador Joaquim Marçal, por ocasião da abertura da exposição.
Paul Roth​ -​ ​Diretor do Ryerson Image Center da Ryerson University de Toronto, centro canadense dedicado à fotografia e a história do fotojornalismo ​e curador da exposição O caso Flávio.
Sergio Burgi​ - Coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles e curador da exposição O caso Flávio, com intensa pesquisa sobre o fotojornalismo no Brasil e, em especial, sobre o papel da revista O Cruzeiro neste campo.
Joaquim Marçal​ - Pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional e curador do portal Brasiliana Fotográfica. Doutor em História Social, é autor do livro História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900​​​.

No IMS Paulista

Conversa sobre O caso Flávio e a revista O Cruzeiro
16 de agosto de 2018, às 19h | IMS Paulista
Helouise Costa e Sergio Burgi conversal sobre o contexto editorial nacional e estrangeiro em que ocorre o embate entre as revistas O Cruzeiro e Life, no início dos anos 1960, tema da exposição O caso Flávio.

Abertura da exposição O caso Flávio: revistas e livros
29 de maio de 2018
Versão reduzida da mostra que acontece simultaneamente no IMS Rio, com fac-símiles das reportagens, livros relacionados e outros materiais. Ampliações das fotografias de Gordon Parks e Henri Ballot podem ser vistas apenas no Rio.


Mais IMS