Idioma EN
Contraste

Participe do aniversário do IMS Rio

8 DE JANEIRO DE 2018 |
Residência de Walther Moreira Salles, projeto de Olavo Redig de Campos. Gávea, Rio, c. 1954. Foto de Marcel Gautherot / Acervo IMS

Quem nas últimas duas décadas chegou pela primeira vez ao IMS Rio atraído por algum evento de música ou literatura, exposição ou filme em cartaz logo descobriu que o casarão do alto da Gávea é muito mais que um centro cultural. Envolta pelo paisagismo de Burle Marx, a antiga residência dos Moreira Salles – projeto de Olavo Redig de Campos, um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil – é cenário irresistível à admiração do visitante. O lugar é, em si, uma obra de arte guardada na memória afetiva digital de sabe-se lá quantos entre os que o conheceram nesses tempos de câmera fotográfica ao alcance do celular.

Até janeiro de 2019, cerca de 1,5 milhão de visitas foram registradas nesses 20 anos que o IMS Rio completa no dia 1º de outubro. Para comemorar a efeméride, lançamos a hashtag #20anosIMSRio com a pretensão de agrupar através de contas públicas no Instagram imagens de quem fotografou ou vai fotografar até setembro de 2019 os jardins, o interior do casarão, a fonte do pátio interno, a varanda do cobogó, o mural de azulejos junto ao lago das carpas, o rio que atravessa o terreno, um detalhe arquitetônico, os pés de pau-mulato, qualquer olhar particular da sede carioca do instituto.

Não é um concurso, mas os autores das 20 imagens selecionadas pela Coordenadoria de Internet do instituto para publicação no site do IMS – o critério será tão somente o de buscar nas individualidades a química de um conjunto – serão presenteados na data do aniversário com publicações, DVDs e produtos de papelaria com a marca IMS. É fundamental que as fotos com a hashtag #20anosIMSRio sejam compartilhadas em modo público no Instagram.

Acompanhe abaixo alguns artigos já publicados neste site sobre a história da casa construída na virada dos anos 1940/50 e que, além de centro cultural, passou a abrigar a partir de 1999 os acervos de Fotografia, Música, Literatura e Iconografia do instituto.


Mais eventos

Mais IMS

Programação

Nenhum evento encontrado.