Idioma EN
Contraste

Quatro artistas paulistas


Com curadoria de Teodoro Stein Carvalho Dias, Quatro artistas paulistas, que reúne trabalhos de Ana Calzavara, Celina Yamauchi, Marcia Cymbalista e Marco Buti no IMS Poços, é um desdobramento da mostra baixa, que os artistas apresentaram no ano passado, na Galeria Virgílio, em São Paulo. Em cartaz entre 13 de abril e 23 de junho de 2019, a exposição apresenta pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e vídeos. Segundo o curador, ainda que com suportes distintos, as obras “compartilham qualidades poéticas comuns, e um apreço pelo desenho, em processos de um fazer intimista, mais preocupado em desvendar sutilezas que provocar estridências”.

A produção de Ana Calzavara, por exemplo, aborda temáticas relacionadas ao meio urbano. Em seu processo criativo, ela costuma registrar a cidade em fotografias. A partir dessas imagens, produz pinturas de paisagem. Na mostra, as fotos são exibidas ao lado das pinturas, reforçando o caráter híbrido do trabalho da artista.

A urbe também é o norte da produção de Celina Yamauchi, que a retrata em uma série de fotografias. Os trabalhos são impressos em longas tiras de papel branco, material que remete à tradição japonesa e que confere “uma leveza imprescindível à manifestação poética da obra”, como pontua o curador.

O tema da paisagem ainda é abordado por Marco Buti. O artista exibe gravuras, fotos e vídeos, inspirados em suas viagens. O conjunto não têm a intenção de registrar os percursos de Buti de forma realista, adotando uma perspectiva intimista.

Marcia Cymbalista, por fim, utiliza têmpera de ovo e ponta de metal para produzir o que define como “desenhos-pinturas”. A artista apresenta a série Portas de Enrolar, imagens quase abstratas que “empregam técnicas renascentistas para revelar questões do tempo, tão caras ao repertório da arte contemporânea”, afirma o curador.


Mais eventos

Mais IMS

Programação

Nenhum evento encontrado.