Idioma EN
Contraste

O IMS na comunidade Wikimedia

31 de julho DE 2019 |

A partir de hoje o Instituto Moreira Salles passa a colaborar oficialmente com a comunidade Wikimedia, disponibilizando a parte de seu acervo que está em domínio público nas plataformas Wikipédia, Wikidata e Wikimedia Commons. Essa iniciativa, discutida internamente desde 2017, representa um importante passo na construção da nossa política de acesso.

Em termos práticos, o IMS passará a disponibilizar conteúdos digitais (imagens, áudios e documentos textuais) de itens do nosso acervo que já estejam em domínio público, utilizando a Marca de Domínio Público, e seus respectivos metadados em licença CC0. Esses conteúdos podem ser reutilizados por qualquer pessoa, sem restrição, para qualquer finalidade.

O primeiro conjunto a ser disponibilizado faz parte do projeto Vistas situadas do Rio de Janeiro, desenvolvido em parceria com a Universidade de Rice, que tem como tema a fotografia na capital carioca no século XIX e início do século XX. A colaboração conta com o apoio do grupo Wiki Movimento Brasil, entidade reconhecida pela Fundação Wikimedia e responsável por diversas iniciativas semelhantes em instituições culturais brasileiras.

Marc Ferrez, Praça XV de Novembro, circa 1903. Coleção Gilberto Ferrez, Instituto Moreira Salles.
Marc Ferrez: Praça XV de Novembro, circa 1903. (Coleção Gilberto Ferrez, Acervo IMS)

Além dessa ação, o IMS segue elaborando uma política de acesso aberta e responsável, que reflita a nossa complexidade jurídica, respeitando as premissas do domínio público e os detentores de direitos autorais. Por exemplo, além das licenças Creative Commons, estamos avaliando os Rights Statements em casos de restrições contratuais e outras limitações legais.

Essa iniciativa reafirma o compromisso do IMS com o conhecimento aberto, compartilhado e plural, e tem como objetivo incentivar novas leituras sobre o nosso acervo.

Gabriel Moore Forell Bevilacqua é gestor de acervos do IMS


Programação

Nenhum evento encontrado.