Idioma EN
Contraste

IMS Rio de portas abertas

11 de setembro DE 2020 |

 

Vista do jardim do IMS Rio, com a piscina. As visitas, gratuitas, devem ser agendadas. Foto de Laura Liuzzi

 

Depois de seis meses fechado, o IMS Rio reabre as portas na terça-feira, 15/9, com visitas agendadas e capacidade reduzida. Nesta primeira fase, o público poderá frequentar os jardins projetados por Burle Marx e a loja do centro cultural, além do café e restaurante Empório Jardim. Numa segunda fase, a partir de 10 de outubro, será possível percorrer a mostra Ocupação Eduardo Coutinho

"Nossa prioridade é garantir o conforto do público respeitando todas as regras de segurança, tanto para o visitante quanto para os funcionários e colaboradores", diz a coordenadora do IMS Rio, Beth Pessoa. "Temos o privilégio de ter esse imenso jardim, oferecendo às pessoas algo que elas querem nesses dias em que é necessário manter distanciamento: espaço e ar livre."

O IMS Rio funcionará com horários reduzidos. De terça a sexta, das 12h30 às 16h30. Nos fins de semana, das 10h às 14h. Beth explica que o protocolo de segurança é rígido. As visitas, gratuitas, devem ser agendadas para garantir que haja um máximo de 30 pessoas circulando pelo jardim simultaneamente. Na loja, só poderão entrar duas pessoas por vez. O café e restaurante manterá sua capacidade de atendimento, de 56 pessoas, mas com nova distribuição: serão apenas 16 lugares no interior, para assegurar o espaçamento entre as mesas. O restante ficará espalhado no lado externo, avançando pelo jardim. É imprescindível reservar, pelo telefone (21) 3284-7424.

O interior do Empório Jardim antes da nova distribuição de mesas. Maioria delas ficará na área externa.  Foto de Tomás Rangel

 

O visitante que chegar ao IMS Rio encontrará três postos de acolhimento: um no portão de entrada do instituto; outro à entrada da casa; e um terceiro, perto da estátua do dragão, no jardim, para os que chegarem de carro (o estacionamento é gratuito, mas limitado ao número de vagas). Neles, será checado o agendamento, medida a temperatura, higienizados mãos e pés e verificado o uso de máscaras. Totens de álcool em gel estão distribuídos pela casa.

"Temos feito um trabalho intensíssimo desde o início da pandemia, cuidando da logística dos três centros culturais, IMS Rio, IMS Paulista e IMS Poços, para estarmos preparados para essa reabertura, sempre acompanhando as diretrizes das autoridades e as recomendações de um  infectologista. Os funcionários estão muito bem treinados para acolher o visitante, o instituto está todo sinalizado. Com a prática, o dia a dia, vamos avaliar se é possível receber mais pessoas, sempre levando em conta a prioridade da segurança", diz Beth.

Protocolos de visita ao IMS Rio

• As visitas precisam ser previamente agendadas pelo link imsrio.byinti.com, disponível a partir de 10/9.

• No momento de agendamento será necessário responder um questionário sobre condições de saúde.

• Caso o visitante chegue 15 minutos após o horário da reserva, será necessário fazer um novo agendamento.

• Na chegada ao centro cultural, há a confirmação do agendamento. Todas as pessoas precisam se identificar e passar pela aferição de temperatura. Não será permitida a entrada de visitantes com temperatura a partir de 37,5 °C.

• O uso de máscaras é obrigatório durante todo o tempo em que as pessoas estiverem nos centros culturais.

• Na entrada, os visitantes serão orientados a higienizar as mãos e os calçados.

• O distanciamento de uma pessoa para a outra deve ser de 2 metros.

• As pessoas devem seguir um percurso único, orientado previamente no agendamento e na entrada.

 

• Os visitantes encontrarão álcool em gel disponível em todos os ambientes do centro cultural.

• A limpeza dos banheiros e demais áreas será intensificada.

• O tempo máximo de permanência nos jardins é de 1 hora.

 

• Não haverá serviço de guarda-volumes. Recomenda-se que visitantes venham sem mochila e/ou com uma bolsa leve.

• O bicicletário e o estacionamento estarão abertos para quem tiver agendamento durante o horário de visitação.

• A operação de serviços do restaurante seguirá os protocolos específicos da atividade.

• O IMS está seguindo todas as recomendações das autoridades municipais e estaduais e dos órgãos de saúde, mas não é possível garantir que você não será exposto ao vírus da covid-19. Ao ingressar em nossos centros culturais você assume o risco dessa exposição.

• Se você apresentar sintomas de gripe ou de covid-19 (febre, tosse, falta de ar), siga as orientações dos órgãos de saúde e não visite o IMS.