Idioma EN
Contraste

Três olhares para uma imagem

  • Equipe IMS Educação (SP)

A exposição Paz Errázuriz, inaugurada em outubro de 2020 no IMS Paulista, aborda de forma retrospectiva a carreira da fotógrafa chilena. É possível perceber a temática de corpos dissidentes ao longo de todo seu trabalho, bem como o interesse pela fotografia de pessoas ou populações historicamente invisibilizadas.

Em uma de suas séries mais relevantes, O pomo de Adão, produzida em 1987 e presente no fotolivro La manzana de Adán, publicado em 1990 e reeditado em 2014, Paz fotografou grupos de transexuais em bordéis de Santiago e Talca, trazendo a importância de falar sobre a representação desses corpos na sociedade e a discussão política perante a marginalização desses mesmos.

 

Fotografia em retrato posado em preto e branco na vertical. Posicionadas ao centro e enquadradas até a altura dos quadris, duas mulheres trans em pé. À esquerda está Priscila, mulher branca com cabelos longos escuros, uma mecha clara na franja e sobrancelhas finas. Usa batom escuro, unhas compridas com esmalte em tom escuro e suéter com texturas horizontais de gola redonda e mangas longas. Ela olha para baixo e apoia sua mão esquerda no ombro de Leyla e a mão direita fechada no antebraço da mesma. Leyla, à direita, mulher branca, com cabelos curtos e corte estilo mullet e franja ondulada caindo sobre a testa à esquerda. Usa batom escuro, unhas compridas e suéter de gola alta e mangas longas. Olha para a câmera, apoia a mão esquerda na cintura com os dedos para baixo e a mão direita repousa sobre a barriga. Ao fundo, desfocados, à esquerda uma superfície de madeira vertical uma parede branca à direita.
Paz Errázuriz. Priscila e Leyla. Santiago, Chile, da série O pomo de Adão, 1987. Coleção MAPFRE.

 

 

Convidamos a jornalista Adelaide Ivánova, Miguel Del Castillo, curador da Biblioteca de Fotografia do IMS, e a artista educadora Ana Raylander Mártins dos Anjos para comentar e refletir os questionamentos que essa série provoca a partir de uma única fotografia, "Priscila e Leyla". Esse diálogo com a imagem conta com janela de Libras e legendas em português.

(1) Adelaide Ivánova

(2) Miguel Del Castillo

(3) Ana Raylander Mártis dos Anjos

Errata: aos 3:56 do vídeo, na legenda "A família para nós, pessoas trans e cisgêneres, ganha outros contornos", o correto seria "pessoas transvestigênere".


FICHA TÉCNICA

Brasil, 2020
7’10’’ / 5’24’’ / 7’53’’

Conceito e produção: Janis Clémen, Anna Clara Hokama, Geovanna Santana e Marcella Camillo
Participação: Adelaide Ivánova, Miguel Del Castillo e Ana Raylander Mártis dos Anjos
Tradução e interpretação: Thalita Passos e Carolina Fomin
Legendagem: FFomin Acessibilidade e Libras
Edição: Bru Fotin