Idioma EN
Contraste

Clarice de casa nova

  • Equipe IMS, 4.12.20

Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Clarice Lispector deixou uma obra que inclui romances, contos, crônicas e textos infantojuvenis. No dia 10 de dezembro, data de seu centenário de nascimento, o IMS inaugura um novo site dedicado à escritora: claricelispector.ims.com.br. O lançamento marca a participação do Instituto Moreira Salles na iniciativa Hora de Clarice, idealizada pelo próprio IMS em 2011 para celebrar o aniversário da autora.

Tela do novo site de Clarice Lispector no IMS

 

Amplamente traduzida e divulgada, a vasta obra de Clarice é cada vez mais lida pelo grande público e comentada pela crítica internacional, colocada ao lado dos trabalhos de autores como Virginia Woolf, Franz Kafka e Katherine Mansfield. Tendo em vista sua repercussão no exterior, o IMS lança o novo site em versão bilíngue: português e inglês.

O portal reúne fotos, manuscritos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos, em grande parte proveniente do acervo de Clarice, sob a guarda do IMS desde 2004. Entre os destaques está uma aula em vídeo de Yudith Rosenbaum, professora da FFLCH-USP, na qual analisa em detalhes o conto “Felicidade clandestina”, publicado pela escritora no volume homônimo de 1971.

 

A professora Yudith Rosenbaum, especialista em Clarice Lispector

 

O consultor de literatura do IMS, Eucanaã Ferraz, comenta a concepção do projeto: “O site é dividido em dois grandes modos de navegação: um ambiente de livre fruição, que apresenta a vida e obra de Clarice em forma narrativa, e outro voltado para estudo e pesquisa”.

No primeiro ambiente, o público mergulha na obra e na vida de Clarice a partir de um percurso poético e afetivo. Fotos, frases, cartões-postais, manuscritos e entrevistas, entre outros materiais, surgem de diferentes modos na tela, numa experiência rica, cheia de surpresas. Textos e imagens são relacionados livremente de forma a explorar memórias, reflexões, espantos e perplexidades da autora.

Tela do novo site de Clarice Lispector no IMS

 

Como num fluxo narrativo contínuo, surgem, por exemplo, um vídeo do filho da escritora, Paulo Gurgel Valente, comentando a relação com a mãe; o áudio de uma entrevista que a autora concedeu ao Museu da Imagem e do Som, em 1976, na qual comenta sua formação como advogada; um vídeo de Maria Bethânia interpretando um fragmento do livro Água viva; páginas da revista Senhor; a crítica feita por Antonio Candido para Perto do coração selvagem, primeiro livro de Clarice; o retrato da autora realizado pelo célebre pintor Giorgio de Chirico, em 1945; tudo repetido numa espécie de loop.

Tela do novo site de Clarice Lispector no IMS

 

Já o campo de estudo do site é voltado tanto para alunos escolares quanto para pesquisadores acadêmicos. Disponibilizam-se aqui: uma cronologia ilustrada da autora; a seção Livro a Livro, que traz todos os livros de Clarice, acompanhados de textos que apresentam as obras, escritos por especialistas para o site.

Há ainda aulas em vídeo, ministradas por estudiosos como Evando Nascimento, Nádia Battella Gotlib e José Miguel Wisnik, além de uma ampla bibliografia sobre a obra de Clarice, que o visitante pode acessar por meio de filtros, procurando os temas e as abordagens que mais o interessem.

Tela do novo site de Clarice Lispector no IMS

 

Entre os itens de acervo, digitalizados e transcritos, estão cadernos da escritora, pouco conhecidos ou inéditos, que acabam de chegar à coleção do IMS, e dezenas de cartas enviadas por Clarice ao longo de sua vida para suas irmãs ou para personalidades como os escritores Erico Verissimo e Mário de Andrade e o ex-presidente Getúlio Vargas. Estão disponíveis também uma série de manuscritos, de obras como A hora da estrela e Um sopro de vida.

Tela do novo site de Clarice Lispector no IMS

 

A seção Postagens é atualizada com frequência, oferecendo textos breves sobre aspectos da obra clariceana mas também registrando o que se passa no mundo editorial, artístico e acadêmico em torno da escritora.

Segundo Eucanaã Ferraz, trata-se de um site "ambicioso, à altura de Clarice Lispector, que alia perfeitamente a beleza sensível e a tecnologia, a navegação lúdica e o banco de dados mais robusto, portanto, reúne num só lugar a responsabilidade da pesquisa e o prazer descompromissado".

A visita é um convite para mergulhar e conhecer múltiplos aspectos da vida e obra da escritora, que em 2020 completaria 100 anos.

Tela do novo site de Clarice Lispector no IMS