Idioma EN
Contraste

Hora de Clarice

Clarice Lispector, 1946. Paris, França. Studio Harcourt / Coleção Paulo Gurgel Valente / Acervo IMS

A Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site especial do evento.

Quando

Durante o mês de dezembro

Online

horadeclarice.ims.com.br
#HoraDeClarice

Imprensa

(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br


Programação do IMS

IMS Paulista

Leituras com Simone Spoladore + palestra com Vilma Arêas

10 de dezembro de 2019, terça, às 19h

IMS Rio

Leitura performatizada com Mariana Lima

10 de dezembro de 2019, terça, às 20h

IMS Poços

Conversa com Sérgio Roberto Montero Aguiar

10 de dezembro de 2019, terça, das 9h às 11h30


Programação Parceiros

BRASIL

 

Distrito Federal

 

Brasília

 

Livraria Sebinho Sebinho Café e Bistrô

SCLN 406 Norte, bloco C
Asa Norte
Telefone: (61) 3447-4444

A hora de Clarice - Homenageadas: Emily Dickinson e Cássia Eller
10 de dezembro de 2019, terça, às 19h

A comemoração da Hora de Clarice este ano no Sebinho vai juntar três mulheres geniais que nasceram no dia 10 de dezembro: Clarice Lispector (1920-1977), a poeta norte-americana Emily Dickinson (1830-1886), e a cantora Cássia Eller (1962-2001). Pulsações, subtítulo da obra póstuma de Clarice, Um Sopro de Vida, é o conceito que amarra o encontro do trio. Pulsações tem a ver com os ritmos musiciais que percorrem Um Sopro de Vida, e que também são centrais na produção de Emily Dickinson e Cássia Eller. A cantora lírica Janette Dornellas interpretará poemas musicados de Emily, e canções que apresentou junto à Cássia Eller no início de suas carreiras.

Programação
1) Pulsações de Clarice, palestra com leituras pela poeta Maria Lúcia Verdi, mestre em Literatura Brasileira, colunista de cultura e comportamento do site Brasiliários, autora de sete livros, o último dos quais, em voz baixa, editado pela Iluminuras;
2) Varal Literário – leitura voluntária de textos de Clarice Lispector por parte do público;
3) Nasce a Palavra - apresentação de Emily Dickinson pelo jornalista Antônio Carlos Queiroz;
4) A cantora lírica Janette Dornellas interpreta seis poemas de Emily Dickinson musicados pelo compositor Aaron Copland;
5) Varal Literário – mais uma sessão de leituras voluntárias de textos de Clarice por parte do público;
6) A professora Michelle Alvarenga e o jornalista Antônio Carlos Queiroz declamam poemas de Emily Dickinson em inglês e português;
7) Varal Literário – última sessão de leituras voluntárias de textos de Clarice por parte do público;
8) Encerramento – Janette Dornellas apresenta canções que interpretou com Cássia Eller no início conjunto de suas carreiras.


EGITO

 

CAIRO

 

Livraria e Editora Kotob Khan

13 Rd. 254, Maadi as Sarayat Al Gharbeyah, Maadi, Cairo Governorate
Contato: info@kotobkhan.com

Hora de Clarice
10 de dezembro de 2019

Lançamento da edição de A hora da estrela, seguida de leitura de trechos do livro. Também será apresentada uma entrevista com Clarice Lispector, traduzida para o inglês.


ESLOVÁQUIA

 

Bratislava

 

Portugalský Inštitút

Bratislava 818 01 - Gondova 2

Hora de Clarice 
10 de dezembro de 2019

O Portugalský Inštitút, que publicou a coletânea Todos os contos, primeira obra de Clarice Lispector traduzida para o eslovaco, participa do evento Hora de Clarice pela primeira vez. Dado Nagy falará na Rádio Eslovaca sobre seu trabalho de tradução em Todos os contos. Haverá também um workshop de tradução de contos da autora na Faculdade de Letras da Universidade Comenius, sede do instituto.


ESTADOS UNIDOS

 

Nova York

 

The New Stage Performance Space

36 West 106th St, Manhattan

Espetáculo Perto do coração selvagem
5 de dezembro de 2019 a 18 de janeiro de 2020

A Hora de Clarice coincide com a estreia do espetáculo Perto do coração selvagem, com a The New Stage Theatre Company, dirigido por Ildiko Nemeth. A peça, que fica em cartaz entre 5 de dezembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020, foi adaptada por Nemeth a partir da tradução de Alison Entrekin para o livro, publicado pela editora New Directions. A editora trabalha no momento na tradução de uma carta inédita de Clarice Lispector, na qual ela conta seu encontro com o ator Tyrone Powers.

 

Group.br

330 west 46th St., New York, NY
Contato: info@group.br.com

Clarice’s Hour
10 de dezembro de 2019, às 12pm

O Group.BR, única companhia de teatro brasileiro em NY, realizará pelo quinto ano consecutivo uma edição do evento Hora de Clarice, organizado pelo Instituto Moreira Salles. Para comemorar os 99 anos de Clarice Lispector, o grupo convida a todos para um almoço acompanhado de alguns personagens da obra da autora presentes no espetáculo da companhia "Dentro do Coração", uma experiência teatral imersiva. O espetáculo foi apresentado em 2016 e 2018 e tem previsão de reestreia em 2020, ano de comemoração do centenário da autora.


PORTUGAL

 

Lisboa

 

Livraria da Travessa em Lisboa

Rua da Escola Politécnica, nº 46
Contato: 
+351 218474450 | relogiodagua@relogiodagua.pt  

Hora de Clarice
10 de dezembro de 2019, às 18h30

No evento, Maria Filomena Molder e Carlos Mendes de Sousa falarão sobre a obra de Clarice Lispector e André Gago e Paula Cortes lerão fragmentos dos seus livros.

 

MUNICÍPIO DE GOUVEIA

 

Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira de Gouveia

Tv. de São Pedro 4, 6290-534
Contato: +351 238 490 230

Hora de Clarice
10 de dezembro de 2019, às 10h30

A comunidade de Leitores de Gouveia irá organizar, com a colaboração do Clube de Leitura "À Volta da Mesa", de Salamanca, Espanha, e do Clube de Leitores do Fundão (Portugal), um Encontro Ibérico para celebrar Clarice Lispector.
10h30: Inauguração da Exposição bibliográfica Clarice Lispector – A beleza das palavras.
10h45: Vergílio Ferreira e Clarice Lispector – Um encontro entre a aparição e o estado de graça, por Jorge Costa Lopes.
11h15: Um Modo de Ler A Hora da Estrela de Clarice Lispector – Encontro Ibérico de Leitores (Clube de Leitura À Volta da Mesa, de Salamanca, Clube de Leitores do Fundão e Comunidade de Leitores de Gouveia)


SUÉCIA

 

ESTOCOLMO

 

Rönnells Livros e Antiguidades

Birger Jarlsgatan 32
Contato: 08-54501560 | info@ronnells.se

Momento de Clarice
10 de dezembro de 2019, às 18h

Quatro autores apaixonados pela obra de Clarice Lispector falarão sobre os livros Perto do coração selvagem (Hanna Nordenhök), Felicidade clandestina (Lina Hagelbäck), A maçã no escuro (Örjan Sjögren) e Água viva (Malou Zilliacus), publicados pela editora Tranan. As apresentações serão seguidas de um debate. Entrada gratuita.


Sobre Clarice Lispector

Clarice Lispector, nome que recebeu no Brasil em substituição a Haia Lispector, nasceu em Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, filha caçula de Pinkhouss Lispector e Mánia Lispector. Fugindo da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) após a Revolução Bolchevique de 1917, o casal foi obrigado a fazer escala na aldeia de Tchechelnik para que nascesse aquela que viria a ser um dos ícones da literatura brasileira. Menos de dois anos depois, com as filhas mais velhas, Tânia e Elisa, e a caçula, os Lispector partiram rumo ao Brasil, desembarcando em Maceió (AL), em 1922.


Como participar

O IMS convida mais uma vez todas as universidades, escolas, editoras, bibliotecas, livrarias e outras instituições interessadas a participarem da festividade.

Se for comemorar a data, envie a sua programação para priscila.oliveira@ims.com.br com o assunto 'Hora de Clarice' para que possamos incluir no site do evento. Participe!

Use #HoraDeClarice para compartilhar informações e fotografias relacionadas à escritora.


Edições anteriores

A Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário da escritora Clarice Lispector (10 de dezembro de 1920-1977). O projeto foi lançado em 2011 pelo IMS e desde então conta com uma programação anual que pode ser consultada através dos links abaixo.


Vídeos

Confira os vídeos comemorativos do Hora de Clarice pelo IMS desde 2011.


Loja do IMS


Conteúdo relacionado


Mais eventos

Mais IMS