Idioma EN
Contraste

Hora de Clarice

Clarice Lispector, 1946. Paris, França. Studio Harcourt / Coleção Paulo Gurgel Valente / Acervo IMS

A Hora de Clarice é uma celebração ao aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920, organizada pelo IMS. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site especial do evento.

Quando

Durante o mês de dezembro

Online

horadeclarice.ims.com.br
#HoraDeClarice

Imprensa

(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br


Programação no IMS

A edição de 2021 celebra os 101 anos de Clarice Lispector em grande estilo, apresentando ao longo de 4 dias diversas atividades em homenagem à escritora, que também conta com uma exposição em cartaz no centro cultural do IMS em São Paulo.

Clarice 101
9/12/2021, quinta, às 18h
Online
Em breve mais informações

O Disfarce do Ovo
12/12/2021, domingo, às 15h
IMS Paulista

Exposição Constelação Clarice
23/10/21 a 27/2/2022
IMS Paulista

Fragmentos de estrelas
Conversa em vídeo com Ana Maria Machado

Disponível nos canais online do IMS a partir de 9/12, quinta

Infâncias em Clarice
Leituras em vídeo com Adélia Oliveira e Mariana Lima

Disponível nos canais online do IMS a partir de 6/12, segunda


Sobre Clarice Lispector

Clarice Lispector, nome que recebeu no Brasil em substituição a Haia Lispector, nasceu em Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, filha caçula de Pinkhouss Lispector e Mánia Lispector. Fugindo da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) após a Revolução Bolchevique de 1917, o casal foi obrigado a fazer escala na aldeia de Tchechelnik para que nascesse aquela que viria a ser um dos ícones da literatura brasileira. Menos de dois anos depois, com as filhas mais velhas, Tânia e Elisa, e a caçula, os Lispector partiram rumo ao Brasil, desembarcando em Maceió (AL), em 1922.


Como participar

O IMS convida mais uma vez todas as universidades, escolas, editoras, bibliotecas, livrarias e outras instituições interessadas a participarem da festividade.

Se for comemorar a data, envie a sua programação para gustavo.basso@ims.com.br com o assunto 'Hora de Clarice' para que possamos incluir no site do evento. Participe!

Use #HoraDeClarice para compartilhar informações e fotografias relacionadas à escritora.


Edições anteriores

A Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário da escritora Clarice Lispector (10 de dezembro de 1920-1977). O projeto foi lançado em 2011 pelo IMS e desde então conta com uma programação anual que pode ser consultada através dos links abaixo.


Vídeos

Confira os vídeos comemorativos do Hora de Clarice pelo IMS desde 2011.


Loja do IMS


Conteúdo relacionado