Apresentação

Quando

10 de dezembro

Na Internet

www.horadeclarice.ims.com.br
#HoraDeClarice

Imprensa

(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

A Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site horadeclarice.ims.com.br


Como participar

O IMS convida mais uma vez todas as universidades, escolas, editoras, bibliotecas, livrarias e outras instituições interessadas a participarem da festividade.

Se for comemorar a data, envie a sua programação para eventos@ims.com.br com o assunto 'Hora de Clarice' para que possamos incluir no site do evento. Participe!

Use #HoraDeClarice para compartilhar informações e fotografias relacionadas à escritora.


Programação

No IMS Paulista

A escritora norte-americana Idra Novey falará sobre a experiência de traduzir A paixão segundo G.H. para o inglês, e também de seu novo romance, A arte de desaparecer (Editora 34, 2017).

A ARTE DE DESAPARECER

Com Idra Novey

CONVERSA
10 de dezembro
Das 19h às 20h30


No IMS Rio

Leitura da obra A hora da estrela, de Clarice Lispector, dirigida por Bruno Lara Resende, com os atores Ana Carina, Charles Fricks, Marcio Vito e Raquel Iantas.

LEITURA DE A HORA DA ESTRELA

Dirigida por Bruno Lara Resende

ATIVIDADE
10 de dezembro
Às 18h


No IMS Poços

O encontro de Maria Bethânia com a obra de Clarice Lispector será o tema da conversa com o professor de literatura Sérgio Roberto Montero Aguiar.

CLARICE NA VOZ EM DRAMA DE BETHÂNIA

Com Sérgio Roberto Montero Aguiar.

ATIVIDADE
9 de dezembro
Das 19h às 20h30


Programação de outras instituições

Se for comemorar a data, envie a sua programação para eventos@ims.com.br com o assunto 'Hora de Clarice' o quanto antes para que possamos incluir no site.

ARGENTINA

Livraria Del Fondo Arnaldo Orfila Reynal Buenos Aires (Costa Rica 4568 Capital Federal. Buenos Aires)

12 de dezembro
Às 19h
Apresentação do livro En estado de viaje (FCE-Argentina, 2017) com a participação de Tálata Rodriguez.

ESTADOS UNIDOS

Punto Space, Nova York

10 de dezembro
Das 17h às 20h
Grupo .BR, a única companhia de teatro brasileiro de Nova York, leva mais uma vez à cidade o evento Hora de Clarice. Em parceria com a editora New Directions e Natura Brasil, a companhia apresentará instalações e cenas do espetáculo teatral Dentro do Coração Selvagem (com estreia em 2018), que propõe uma experiência teatral imersiva baseada na obra de Clarice Lispector. As convidadas especiais Katrina Dodson, tradutora para o inglês de Todos os Contos (Complete Stories) e Rebecca Ariel Porte, professora do Brooklyn Institute, discutirão os contos Mineirinho e O ovo e a galinha.

PORTUGAL

Lisboa

10 de dezembro
Lançamento da biografia da Clarice Lispector, escrita por Benjamin Moser.

Angra do Heroísmo, Açores
10 de dezembro
Às 18h
Galeria do Instituto Açoriano de Cultura (Terceira-Açores-Portugal)
Conferência Clarice Lispector: escrever é sem aviso prévio, proferida pelo escritor Carlos Mendes de Sousa (doutor em Ciências da Literatura, área de conhecimento de Literatura Brasileira): www.iac-azores.org

FRANÇA

Paris
10 de dezembro
das 18h às 21h
Evento dedicado ao livro Clarice Lispector: Nouvelles - Édition complète (Éditions des femmes), lançado em outubro de 2017. www.desfemmes.fr

ALEMANHA

Berlim
9 de dezembro
às 19h

Evento em tributo a Clarice Lispector. Workshop com Luis Ruby, Konstantin Lannert e Luísa Costa Hölzl. www.lothringer13.de

HOLANDA

Haia
O evento será para convidados e irá acontecer na embaixada do Brasil em Haia, na Holanda. Em 2018, será lançado no país o livro A paixão segundo G.H. (Editora Arbeiderspers).

TURQUIA

Lançamento do livro A paixão segundo G.H. (Editora MonoKL), com apresentação de vídeo sobre a escritora.

ESPANHA

Barcelona
Consulado Geral do Brasil / Centro Cultural do Brasil em Barcelona
De 11 a 15 de dezembro
Clarice Lispector – 40 anos de A hora da estrela e do falecimento da escritora: Homenagem com o apoio da Universidade de Barcelona, da Casa Amèrica Catalunya e da Escola Oficial de Idiomas.

BRASIL

Rio de Janeiro

Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316)
7 de dezembro
Às 19h
Ciclo Clarice Lispector – 40 anos de A hora da estrela: Palestra de encerramento do ciclo organizado pela Editora Rocco em parceria com a livraria Blooks para celebrar os 40 anos de publicação do romance A hora da estrela. Com a escritora e ensaísta Rosiska Darcy, membro da Academia Brasileira de Letras e autora de Pássaro louco e Baile de máscaras, entre outros livros.

Midrash Centro Cultural (Rua General Venâncio Flores 184, Leblon)
7 de dezembro
Às 20h
Leitura de textos com Ângelo Antônio, exibição de trechos do filme A hora da estrela e conversa com Lícia Manzo e o Rabino Nilton Bonder.

Estação do Metrô São Francisco Xavier, Tijuca
9 de dezembro
Das 10h às 14h
O Rio de Clarice: passeio idealizado e guiado pela professora e biógrafa Teresa Montero, que percorre os caminhos de Clarice Lispector pelo Rio de Janeiro, passando por Tijuca, Jardim Botânico e Leme. Ponto de encontro: Estação do Metrô São Francisco Xavier, Tijuca (em frente à bilheteria). *

*Bilhetes de metrô, ônibus e ingresso no Jardim Botânico por conta dos participantes. Maiores informações: oriodeclarice@gmail.com

Livraria da Travessa Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290)
9 de dezembro
Às 17h
Clarice, Hamlet e Emily Dickinson: Conversa com a filósofa Dília Gouveia e o editor Pedro Vasquez.

São Paulo

Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000, Liberdade)
1º de dezembro
Às 19h30
Que mistérios tem Clarice?: Conversa com a professora Vilma Areas e a tradutora Alison Entrekin. Mediação Deise Getúlia.*

2 de dezembro
19h30
Que mistérios tem Clarice?: Exibição do filme A hora da estrela, seguida de debate com a diretora Suzana Amaral e Lizette Negreiros.*

*Retirada de ingressos uma hora antes do início dos eventos.

MINAS GERAIS

Belo Horizonte

FNAC BH Shopping (Rodovia BR-356 3049, Belvedere)
10 de dezembro
Às 15h
Clarice jornalista: palestra com a professora Aparecida Maria Nunes.

Ouro Preto

Ateliê de Psicanálise e Outras Artes (Largo do Rosário, 74)
10 de dezembro
Às 11h
Vozes de Clarice: leitura do livro A hora da estrela e de fragmentos de correspondência de Clarice.

PARÁ

Belém

Saraiva Boulevard Shopping (Av. Visconde de Souza Franco 776)
7 de dezembro
Às 19h
A hora da estrela no conjunto da ficção de Clarice Lispector: Conversa com Nádia Gotlib e Maria de Fátima do Nascimento.

Rio Grande do Norte

Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas
12 e 13 de dezembro
Das 14h às 19h
O simpósio SIM, CLARICE! que assinala os 40 anos da morte da escritora e da publicação de A hora da estrela. Na programação, mesas, exibição de filmes, recital e conferência.


Edições anteriores

A Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário da escritora Clarice Lispector (10 de dezembro de 1920-1977). O projeto foi lançado em 2011 pelo IMS e desde então conta com uma programação anual que pode ser consultada através dos links abaixo.


Vídeos

Confira os vídeos comemorativos do Hora de Clarice pelo IMS desde 2011.


Conteúdo relacionado