Idioma EN
Contraste

Hora de Clarice

Clarice Lispector, 1946. Paris, França. Studio Harcourt / Coleção Paulo Gurgel Valente / Acervo IMS

A Hora de Clarice é uma celebração ao aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920, organizada pelo IMS. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site especial do evento.

Quando

Durante o mês de dezembro

Online

horadeclarice.ims.com.br
#HoraDeClarice

Imprensa

(11) 3371-4455
[email protected]


Programação

Lugares marcantes da vida de Clarice Lispector no Rio de Janeiro, da adolescência até o retorno à cidade após anos de vida nômade, são desvendados por Teresa Montero, biógrafa da autora, em seu passeio guiado e no livro O Rio de Clarice: Passeio afetivo pela cidade, que agora inspira o média-metragem O Rio de Clarice Lispector dirigido por Eucanaã Ferraz.

Com roteiro de Bruno Cosentino, edição de Laura Liuzzi e guiado pela própria Teresa Montero, o filme traz informações biográficas e trechos de contos, crônicas, cartas e romances que localizam Clarice e seus personagens em lugares como Jardim Botânico, Parque da Tijuca, Feira de São Cristóvão e Leme, em um percurso íntimo que cruza biografia e ficção.

O Rio de Clarice Lispector fica disponível através do botão abaixo a partir do dia 10 de dezembro, aniversário da autora, com lançamento presencial na mesma data em evento no Rio de Janeiro.


Edições anteriores

A Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário da escritora Clarice Lispector (10 de dezembro de 1920-1977). O projeto foi lançado em 2011 pelo IMS e desde então conta com uma programação anual que pode ser consultada através dos links abaixo.


Sobre Clarice Lispector

Clarice Lispector, nome que recebeu no Brasil em substituição a Haia Lispector, nasceu em Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, filha caçula de Pinkhouss Lispector e Mánia Lispector. Fugindo da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) após a Revolução Bolchevique de 1917, o casal foi obrigado a fazer escala na aldeia de Tchechelnik para que nascesse aquela que viria a ser um dos ícones da literatura brasileira. Menos de dois anos depois, com as filhas mais velhas, Tânia e Elisa, e a caçula, os Lispector partiram rumo ao Brasil, desembarcando em Maceió (AL), em 1922.


Como participar

O IMS convida todas as universidades, escolas, editoras, bibliotecas, livrarias e outras instituições interessadas a participarem da festividade.

Se for comemorar a data, envie a sua programação para [email protected] com o assunto 'Hora de Clarice' para que possamos incluir no site do evento. Participe!

Use #HoraDeClarice para compartilhar informações e fotografias relacionadas à escritora.


Vídeos

Confira os vídeos comemorativos do Hora de Clarice pelo IMS desde 2011.


Loja do IMS


Conteúdo relacionado