Idioma EN
Contraste

Arquivo Peter Scheier


ISRAEL

Em 1959, Scheier passou quase um mês em Israel. Viajou a convite do governo israelense, como parte das iniciativas oficiais de divulgação do país, que havia completado 10 anos. As fotos realizadas na viagem originaram uma série de oito reportagens intituladas “Um fotógrafo brasileiro em Israel”, com textos do próprio Scheier, publicadas no jornal Diário de São Paulo.

As imagens e os textos em primeira pessoa retratam um país vivaz, onde tradições milenares convivem com modernidade e tecnologia de ponta. Scheier registrou diversos aspectos da vida no interior de Israel, sem abordar, no entanto, os conflitos de fronteira e as guerras com países da Liga Árabe, deflagradas em 1948 e que levaram ao êxodo de milhares de palestinos. Sua narrativa, repleta de digressões pessoais, enfoca, sobretudo, o empreendimento humano necessário à construção do novo país: a chegada de imigrantes vindos de todos os cantos do mundo, o reencontro de parentes separados pela Segunda Guerra, as novas gerações, a vida no deserto, aspectos da convivência pacífica entre árabes e judeus, grandes obras de engenharia, investimentos em arte e cultura. O país retratado por Scheier é a promessa de um Israel onde vigoraria tolerância entre os povos e desenvolvimento social.

As fotos foram reunidas em 1959 na exposição Assim vive Israel, na Congregação Israelita Paulista (CIP), em São Paulo, e na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro.

Clique na imagem para ampliá-la