Idioma EN
Contraste

Batuta de roupa nova

30 de setembro DE 2021 |

 

A Rádio Batuta está de cara nova. A rádio do IMS lançou seu novo site, preparado para que o visitante encontre os programas com maior facilidade e possa ouvi-los de modo também mais simples. O projeto foi desenvolvido pela equipe da Batuta, pela Grama.cc e pelo Estúdio Cru. O endereço continua o mesmo: radiobatuta.com.br.

Na primeira página, além dos destaques principais que ocupam a parte superior, há uma fila horizontal (um carrossel, como se costuma chamar) com as novidades, sob o título “Últimos conteúdos”. As filas abaixo são separadas por seções — Documentários, Podcasts, Especiais, Programas, Playlists e Entrevistas — cuja disposição muda de acordo com critérios editoriais.

Ainda há atalhos para outros sites musicais do IMS: Discografia Brasileira, Pixinguinha e Ernesto Nazareth.

A nova cara da Rádio Batuta no celular

 

O plano de facilitar a navegação do usuário começa por mudanças em alguns títulos. O que no site anterior era Seleções agora é Playlists, nome mais do que consagrado. O que era Música 24 Horas virou Rádios. E basta clicar sobre a palavra para aparecer o que está tocando em MPB e em Clássico. Já os Especiais ganharam uma subdivisão: Entrevistas. Fica claro o perfil de cada conteúdo.

No grupo Programas estão várias atrações que têm ou tiveram atualização regular. Exemplos são A Volta ao Jazz em 80 Mundos, com Reinaldo Figueiredo, e Prelúdios, com Arthur Dapieve, ambos tendo recém ultrapassado a marca das cem edições. Ouve Essa, com Joaquim Ferreira dos Santos, traz a cada semana uma música do acervo de disco de 78 rotações por minuto do IMS. Todos os programas, mesmo os que deixaram de ser atualizados, podem ser encontrados caso se clique no título da série e se role a página.

Também se pode fazer uso da busca para encontrar o que se deseja. A apresentação dos resultados está mais organizada.

Com as mudanças realizadas, quem salvou endereços de páginas do site anterior terá, provavelmente, que buscar os novos. As trocas foram necessárias para que esses endereços fiquem mais simples.

Uma grande mudança ocorre no player. As informações dos programas que o visitante está escutando – inclusive a duração – aparecem de modo similar ao das plataformas digitais.

 

O novo player, na versão desktop

 

Com o novo site virão novidades na programação. Em 1º de outubro, lança-se Gramofônica, série que terá episódios novos toda primeira sexta-feira do mês. A radialista e pesquisadora Biancamaria Binazzi apresenta, de maneira tão informativa quanto leve, histórias do universo dos discos de 78 rotações por minuto – que nem sempre giraram nessa velocidade, como ela explica no capítulo de estreia.

A Rádio Batuta foi criada em 2010, tendo como objetivo principal divulgar o acervo musical do IMS. Os primeiros documentários foram sobre Noel Rosa e João Gilberto. A Batuta diversificou seu repertório e realizou séries sobre Jorge Ben Jor, Frank Sinatra, Aracy de Almeida, Pixinguinha e muitos outros, além dos programas regulares. No momento, há produções sendo retransmitidas pela Rádio MEC FM do Rio de Janeiro, pela Rádio USP e pela Rádio UFRJ.

A equipe da Batuta estará, como sempre, acessível para comentários e sugestões. O e-mail é [email protected].

 

Luiz Fernando Vianna é jornalista e coordenador da Rádio Batuta.


Programação

Nenhum evento encontrado.