Idioma EN
Contraste

Biblioteca de Fotografia reabre ao público

18 de outubro DE 2021 |
Foto de Pedro Vannucchi/IMS
Foto de Pedro Vannucchi/IMS

 

Com acesso exclusivo para pesquisadores desde outubro de 2020, após passar quase sete meses totalmente fechada por conta da pandemia, a Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista reabre ao público geral a partir de 19/10, mantendo algumas medidas restritivas de circulação em suas dependências. Por ora, a ocupação máxima será de oito pessoas por vez, entre os interessados em conhecer o espaço, utilizá-lo como ambiente de estudo/trabalho ou ter acesso a livros do acervo. As visitas, com tempo máximo de permanência no local de 3h, serão controladas através de agendamento prévio pelo Sympla. O atendimento a pesquisadores continua a ser feito pelo formulário específico. (Veja serviço no final do post)

Aberta ao público de terça a sexta, das 12h às 19h (sábados e feriados, das 10h às 19h), a Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista é uma iniciativa única no Brasil. Com capacidade para abrigar 30 mil itens, tem por finalidade incentivar a pesquisa no campo fotográfico. O acervo é composto por publicações de e sobre fotografia, contemplando também seus desdobramentos em áreas como cinema, moda, artes visuais e ciências humanas. Além do catálogo de obras gerais selecionadas pela curadoria, há coleções especiais de nomes como Stefania Bril, Thomaz Farkas, Iatã Cannabrava, Vania Toledo e Steidl.

No período em que esteve fechada, de março a outubro de 2020, a biblioteca terminou de pôr no ar o acervo da revista Fotoptica e montou um banco de teses e dissertações sobre fotografia. Desde março de 2020, entraram no acervo 1.672 livros, entre títulos novos e outros que ainda não haviam sido catalogados.

A reabertura da biblioteca ao público marca ainda a volta da exposição no local de uma seleção de 21 obras da coleção de Paulo Leite, construída pelo fotógrafo ao longo de mais de 40 anos e adquirida pela Biblioteca de Fotografia do IMS. O espaço expositivo será ocupado em seguida pela Seleção da Convocatória de Fotolivros do Festival ZUM, uma parceria da revista do IMS com a biblioteca.

Atendimento
Apenas mediante agendamento
Terça a sexta, das 12h às 19h. Sábados e feriados (exceto domingos e segundas), das 10h às 19h. Última entrada às 18h.
A ocupação máxima é de 8 pessoas por vez, com tempo máximo de permanência de 3h.

Agendamento
Com 1 dia de antecendência para o público geral e 48h para pesquisadores.
Este agendamento é exclusivo para a biblioteca e não permite visita às demais exposições do IMS Paulista. Agendar visita para as exposições em cartaz.


Programação

Nenhum evento encontrado.