Idioma EN
Contraste

República ganha novo prêmio
Filme de Grace Passô para o programa Convida é eleito melhor curta-metragem de ficção no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

29.11.21

República, filme realizado pela mineira Grace Passô para o programa Convida do Instituto Moreira Salles, foi anunciado no domingo, 28/11, vencedor da categoria melhor curta-metragem de ficção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que reúne, como eleitores, profissionais de todos os segmentos do audiovisual.

Roteirizado, protagonizado e dirigido por Passô, República foi produzido em casa, no centro de São Paulo, durante a primeira fase do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 em 2020.

Este é o terceiro prêmio recebido por República. Em fevereiro deste ano, o filme já tinha sido um dos vencedores da categoria curta-metragem do Prêmio Abraccine 2020, promovido pela Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (os outros contemplados foram A morte branca do feiticeiro negro, de Rodrigo Ribeiro, e Inabitável, de Enock Carvalho e Matheus Farias). E, em dezembro de 2020, também foi premiado como melhor curta-metragem do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.


Lançado pelo IMS em abril de 2020 em resposta aos danos causados à produção artística pela pandemia, o programa Convida disponibilizou R$ 1.500.000 em suas três fases para comissionar 171 projetos de artistas e coletivos, apresentados em uma seção especial no site do Instituto.

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z