Idioma EN
Contraste
Edital 2022

Plataforma ESCUTA

Residência Artística Laboratório de Imagens

Este edital é uma convocatória para o processo seletivo de participação na residência artística Laboratório de Imagens, desenvolvida em parceria pelo Instituto Moreira Salles e o Observatório de Favelas, a partir do programa Imagens do Povo. São quatro vagas para jovens de 18 a 30 anos, com atuação iniciante no campo da fotografia, oriundos da cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana.

Esta é a terceira edição da residência que, neste ano, tem como objetivo incentivar a ampliação de repertório e o aperfeiçoamento de portfólio dos artistas. Serão selecionadas quatro candidaturas, sendo possível se inscrever individualmente ou como dupla artística. As pessoas contempladas terão acesso a uma formação de quatro meses, ministrada entre julho e outubro de 2022. Também receberão uma bolsa de R$ 8 mil, paga em parcelas mensais de R$ 2 mil ao longo dos 4 meses de formação.

Em 2022 a residência passa a fazer parte da Plataforma Escuta, programa da Ação Social do IMS que busca promover formação artística, residência e realização do Escuta Festival. O resultado do processo seletivo será divulgado em junho nas plataformas das duas instituições.

 Ativação educativa na exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami, 2019 (Laura Liuzzi/IMS)

A Residência

A residência de 2022 é fruto do projeto de residência e pesquisa nos acervos do IMS denominado Laboratório de Imagens. A partir deste ano, o programa passa a centrar-se no desenvolvimento do portfólio das pessoas fotógrafas participantes, buscando promover trocas e reflexões entre profissionais do campo cultural e pessoas fotógrafas para contribuir no processo de desenvolvimento da produção artística-fotográfica periférica da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com um formato híbrido, contará com encontros presenciais e virtuais, mediados por educadoras/es, artistas e curadoras/es, entre outras/os agentes dos campos da arte e da cultura. Ao final da vivência, os resultados do processo irão compor um e-book, a ser publicado no primeiro semestre de 2023.

Quem pode participar?
  • Jovens de 18 a 30 anos, oriundos de periferias da metrópole do Rio de Janeiro, iniciando suas pesquisas em fotografia.
  • Individualidades e/ou representantes de coletivos artísticos de fotografia, até duplas.

Como participar

O que é oferecido

Comprometimento

Cronograma

Publicação

Lançamento do E-book com resultado dos processos da turma de 2022 da Residência Artística Laboratório de Imagens realizado em parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Imagens do Povo/Observatório de Favelas.

Na edição de 2022, a residência convidou para interlocução Tatiana Altberg e Kita Pedroza e focou no desenvolvimento do portfólio das pessoas residentes promovendo trocas e reflexões entre profissionais do campo da fotografia.

Pessoas residentes em 2022:
Alana Crem
Beatriz Araújo
Gabriel Ferreira
Tayná Uràz
Thaís Valencio

Lançamento e-book Residência Laboratório de Imagens 2022
Disponível a partir de 6/12/23

Clique na imagem para ampliá-la
Sem título. Série Um é dois, três é cinco. Obra de Gabe Ferreira
Sem título. Série Sou alguém que perdeu alguém. Obra de Beatriz Araújo
TAY, Senador Camará — Botafogo, 55 km em 3h. Série Por que você se movimenta?. Obra de Alana Crem
Sem título. Série Luz da manhã, ao tempo que me acorda. Obra de Tayná Uràz
Sem título. Série Eu não consigo dizer não. Obra de Thaís Valencio

Observatório de Favelas

A residência Laboratório de Imagens é fruto de um parceria do Instituto Moreira Salles com Observatório de Favelas/Imagens do Povo, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sediada no Conjunto de Favelas da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, e dedicada à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e periferias e promover o direito à cidade.