Idioma EN
Contraste

Dia D - Dia Drummond 2021


Programação

Lançamento do vídeo A rosa na boca do povo

A rosa na boca do povo é um vídeo produzido pela coordenadoria de literatura do IMS para celebrar o Dia D - Dia Drummond em 31 de outubro de 2021, data em que Carlos Drummond de Andrade completaria 119 anos.

Mostra pessoas variadas interpretando versos do grande poeta brasileiro e contando por que escolheram este ou aquele trecho de poemas ou máximas num domingo ensolarado no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. Os temas são variados: política, natureza, religião e, claro, amor.

Os leitores expressam a conexão íntima entre a obra do poeta e situações vividas por eles. Em muitas ocasiões, os versos são o estopim para que venham à lembrança histórias como a do bombeiro que ouvia Drummond lido pela mãe quando criança, do agente de portaria e defensor da natureza que nunca se afastou do mar da infância, da mulher casada e mãe de dois filhos que sofria com a interdição de uma relação amorosa ou da criança de oito anos para quem “Deus é complicado” e o futuro “é o que a gente não espera que possa acontecer”.

Estes e outros personagens reais atualizam a obra de Drummond, reverberando em suas vidas os versos do poeta, que, ao fim, junta às vozes do povo a sua para declamar em comunhão:

"[...] Estou preso à vida e olho meus companheiros./ Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças./ Entre eles, considero a enorme realidade./ O presente é tão grande, não nos afastemos./ Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas./ [...] O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,/ a vida presente." (“Mãos dadas”, em Sentimento do mundo, 1940)