Idioma EN
Contraste

Dia D – Dia Drummond

Desde 2011, o IMS organiza o Dia D - Dia Drummond, com o objetivo de fazer com que a data do nascimento do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro de 1902), passasse a integrar o calendário cultural do país.

A fim de promover e difundir a obra do escritor pelo “mundo, mundo, vasto mundo”, o IMS convida parceiros e amigos para celebrar a data. A cada ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis nesta página.

Quando

31 de outubro

Online

Imprensa

(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br


Programação do IMS


Dia D 2021

A rosa na boca do povo

A rosa na boca do povo é um vídeo produzido pela coordenadoria de literatura do IMS para celebrar o Dia D - Dia Drummond em 31 de outubro de 2021, data em que Carlos Drummond de Andrade completaria 119 anos.

Mostra pessoas variadas interpretando versos do grande poeta brasileiro e contando por que escolheram este ou aquele trecho de poemas ou máximas num domingo ensolarado no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. Os temas são variados: política, natureza, religião e, claro, amor.

Os leitores expressam a conexão íntima entre a obra do poeta e situações vividas por eles. Em muitas ocasiões, os versos são o estopim para que venham à lembrança histórias como a do bombeiro que ouvia Drummond lido pela mãe quando criança, do agente de portaria e defensor da natureza que nunca se afastou do mar da infância, da mulher casada e mãe de dois filhos que sofria com a interdição de uma relação amorosa ou da criança de oito anos para quem “Deus é complicado” e o futuro “é o que a gente não espera que possa acontecer”.

Estes e outros personagens reais atualizam a obra de Drummond, reverberando em suas vidas os versos do poeta, que, ao fim, junta às vozes do povo a sua para declamar em comunhão:

"[...] Estou preso à vida e olho meus companheiros./ Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças./ Entre eles, considero a enorme realidade./ O presente é tão grande, não nos afastemos./ Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas./ [...] O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,/ a vida presente." (“Mãos dadas”, em Sentimento do mundo, 1940)


Edições anteriores

O Dia D - Dia Drummond é um evento organizado pelo IMS para celebrar o nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro de 1902-17 de agosto de 1987). O projeto foi lançado em 2011 pelo IMS e desde então conta com uma programação anual. Informações sobre as edições anteriores podem ser consultadas através dos links abaixo.


Sobre Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade nasceu em 31 de outubro de 1902, em Itabira do Mato Dentro (MG), nono filho do fazendeiro Carlos de Paula Andrade e de Julieta Augusta Drummond de Andrade. Menino introvertido e míope, fez os primeiros estudos na cidade natal e, em 1920, quando a família se mudou para a capital, Belo Horizonte, o jovem de então 18 anos logo procurou o Diário de Minas, no qual começou a colaborar no ano seguinte. Ali conheceu seus grandes amigos do futuro: os poetas Abgar Renault e Emílio Moura, os escritores Aníbal Machado e João Alphonsus e outros.


Como participar

Se for comemorar a data, envie a sua programação para gustavo.basso@ims.com.br com o assunto 'Dia D' o quanto antes para que possamos incluir no site. Participe!

Use #DiaDrummond para compartilhar informações e fotografias relacionadas ao poeta.

O projeto foi lançado em 2011 pelo IMS e desde então conta com uma programação anual que pode ser consultada nesta página.


Vídeos

Confira os vídeos comemorativos do Dia D produzidos pelo IMS desde 2011.


Conteúdo relacionado


Na loja IMS


Mais eventos

Mais IMS