Edital 2023
Formação Escuta 2023
A Formação Escuta realizada pela união do IMS (Instituto Moreira Salles), através da Plataforma Escuta, e a UNIPeriferias (Instituto Maria e João Aleixo), chega na sua 2° edição. Nela será oferecida formação em curadoria, produção e cultura, compreendendo as áreas de artes visuais, música, literatura, e cinema.
O processo formativo será destinado a 20 agentes culturais do Rio de Janeiro a partir de 18 anos de idade, residentes de favelas e periferias ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica interessadas em fazeres curatoriais e curadoria. A formação acontecerá de julho a outubro de 2023, com encontros online e presenciais na sede da UNIperiferias, na Maré, além de visitas a instituições e projetos culturais.
A Formação Escuta, parceria do Instituto Moreira Salles, através da Plataforma Escuta, e a UNIPeriferias, visa fortalecer o conhecimento e aprimorar as práticas de produção cultural e seus atravessamentos com o campo do pensamento curatorial nas áreas da música, artes visuais, cinema e literatura.
A formação é constituída de encontros coletivos presenciais e online com duração de 2 meses, com o intuito de reunir processos formativos a partir de aulas, palestras e visitas a instituições presentes na prática curatorial. O objetivo é construir um espaço de aprendizagem que se dá no encontro entre os corpos, e orientado pelas vivências e práticas das periferias e favelas.
As pessoas interessadas deverão enviar sua candidatura do dia 04 de julho até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de julho de 2023, através do formulário Formação Escuta 2023 - Inscrições. Não será aceita nenhuma alteração nos dados ou inclusão de documentos após envio da ficha de inscrição. Não serão aceitas inscrições efetuadas fora deste período.
O preenchimento integral do formulário é obrigatório.
Observação:
Todas as dúvidas e/ou questões surgidas relacionadas ao edital serão solucionadas pelas equipes do IMS e da Uniperiferias através do email: [email protected]
A seleção será feita por profissionais da direção e coordenação de cultura da Uniperiferias e da Área de Educação do IMS.
No processo seletivo será considerada a equidade de gênero e a diversidade étnico-racial e territorial.
O resultado será informado aos selecionados por e-mails no dia 24 de julho de 2023.
Formação ao longo de 2 meses a partir da metodologia da Pedagogia da Convivência, que tem na capacidade de construção de sociabilidade de sujeitos oriundos de favelas e periferias uma de suas potências. Desta maneira, almeja-se construir um espaço de aprendizagem que se dará no encontro entre os corpos, na fala daquilo que é o objeto de estudo e orientado pelas vivências e práticas das periferias e favelas. Como metodologia epistemológica, adotaremos a episteme periférica, uma vez que além de sua riqueza representativa, a mesma nos oferece a condição de tornar a formação mais fluida.
Serão oferecidos encontros presenciais e virtuais síncronos, que viabilizem a participação de professores de fora do Rio de Janeiro no horário das 18h às 21h e visitas a instituições e fazedores culturais em horário a combinar que contabilizam carga horária total de 45 horas.
Todos os participantes receberão uma ajuda de custo de passagem no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) correspondendo a todo o período de formação.
Todos os selecionados deverão se comprometer em participar das atividades da formação, que compreendem encontros coletivos presenciais, encontros virtuais e visitas técnicas. Devem garantir o próprio acesso à internet durante a formação. Se comprometem a responder a uma avaliação semanal sobre a aula assistida, além de participar de entrevistas e registros audiovisuais para documentação com a finalidade de avaliar ou divulgar a experiência da formação.
4/7/23, terça
Abertura da convocatória
18/7/23, terça
Encerramento da convocatória
24/7/23, segunda
Divulgação do resultado
31/7/23, segunda
Encontro de apresentação da formação
Aulas
Aula inaugural | 8/8/23, terça
Curadoria popular e o Outro
Aula 1 | 15/8/23, terça
Arte visual negra contemporânea e curadoria
Aula 2 | 23/8/23,quarta
Curadoria e o cinema negro, periférico e favelado
Aula 3 | 28/8/23, segunda
Curadoria, literatura negra e marginal contemporânea
Aula 4 | 4/9/23, segunda
Curadoria e a MPB (Música Preta Brasileira)
Aula 5 | 11/9/23, segunda
Elaboração de projetos culturais
Aula 6 | 18/9/23, segunda
Captação de recursos (ISS, ICMS e Lei Rouanet)
Aula 7 | 30/9/23, sábado, de 9h às 12h
Gestão de redes sociais
Visitas
Visita 1 | 5/8/23, sábado
Visita 2 | 17/8/23, quinta
Visita 3 | 24/8/23, quinta
Visita 4 | 31/8/23, quinta
Visita 5 | 14/9/23, quinta
2/10/23, segunda
Troca de experiência e encerramento do curso
Obs: As datas acima podem sofrer alterações e os selecionados serão avisados com a antecedência necessária.