Idioma EN
Contraste

IMS conquista Prêmio Jabuti com catálogo da exposição Walter Firmo

6 de dezembro de 2023 |

O Instituto Moreira Salles recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Artes pelo catálogo da exposição Walter Firmo. No verbo do silêncio a síntese do grito, que estreou no IMS Paulista em abril de 2022 e atualmente está em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, depois de passar por Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. A cerimônia da premiação, a mais importante do mercado editorial brasileiro, foi realizada na noite de ontem, 5/12, no Theatro Municipal de São Paulo.

Renata Bittencourt, diretora de Educação do IMS, recebendo a premiação (Foto: Equipe IMS)

Organizado por Sergio Burgi, coordenador da área de Fotografia do IMS e curador da exposição com janaina Damaceno Gomes, o livro traz em suas 256 páginas as obras de Walter Firmo presentes na exposição, acompanhados por textos de autoria do próprio fotógrafo, de João Fernandes, diretor artístico do IMS, e dos curadores. Há também uma entrevista de Firmo em conversa com os curadores e com o jornalista Nabor Jr., editor da revista O Melenick. Segundo Ato, além de uma cronologia do fotógrafo assinada por Andrea Wanderley.

O catálogo Walter Firmo. No verbo do silêncio a síntese do grito está em processo de reimpressão, mas exemplares da primeira edição ainda podem ser encontrados em algumas livrarias.

Walter Firmo autografando o catálogo (Foto de Franco Salvoni)