Idioma EN
Contraste

Walter Firmo

Exposição

Entrada gratuita*

30/4 a 11/9/2022

IMS Paulista

Galeria 3 - 8º andar Avenida Paulista, 2424 São Paulo/SP

Horário

Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h, quintas-feiras até às 22h. Última admissão: 30 minutos antes do encerramento
*Mediante apresentação de certificado de vacinação e documento oficial com foto
PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA

Walter Firmo (1937) incorporou desde cedo em sua fotografia a construção de linguagem que busca a elaboração de sentido através de imagens dirigidas e encenadas, tendo como essência uma consciência de origem – racial, social e cultural –, amalgamada a um desejo de questionar os cânones da fotografia documental e do fotojornalismo.

Documentou inúmeras regiões do país enaltecendo seus personagens, sobretudo os negros, e múltiplas manifestações culturais e religiosas, além de retratos icônicos de grandes nomes da música popular. Foi nesse contexto, portanto, que se construiu a obra de Walter Firmo: P&B e cor se entrecruzando na trajetória em busca por construções imagéticas que trabalhem o tema central de sua obra – a sua negra cor –, aquela que tece “no verbo do silêncio a síntese do grito”.

Curadoria
Sergio Burgi
Assistência de curadoria
Alessandra Coutinho Campos
Online
expowalterfirmo.ims.com.br
#WalterFirmoIMS

Visitação

Entrada gratuita*
30/4 a 11/9/2022

Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h, quintas-feiras até às 22h. Última admissão: 30 minutos antes do encerramento.

IMS Paulista
Galeria 3 - 8º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

*Mediante apresentação de certificado de vacinação e documento oficial com foto
PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA
Contato
(11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br
Imprensa
(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

Sobre Walter Firmo

Nascido em 1º de junho de 1937, o carioca Walter Firmo se notabilizou pelos retratos memoráveis de ícones da música brasileira, como Pixinguinha, Cartola e Dona Ivone Lara. Conheça mais sobre o chamado “mestre da cor”, cujo acervo, com mais de 155 mil fotografias, está sob a guarda do IMS.


Conteúdo relacionado