Música

Inaugurada no início dos anos 2000, a Reserva Técnica Musical do IMS tem hoje sob sua guarda 20 acervos que contemplam importantes documentos de compositores, instrumentistas, pesquisadores e colecionadores, entre eles Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Baden Powell, José Ramos Tinhorão, Edinha Diniz e João Máximo, entre outros nomes. Uma característica comum a esses conjuntos é a grande diversidade de suportes, que incluem desde partituras e gravações musicais preciosas, até livros, fotografias, documentos e registros de programas de rádio e entrevistas. Um conjunto de valor inestimável para a pesquisa musical e musicológica, disponibilizada cada vez mais por meio de novos recursos tecnológicos.
Destaques do acervo
Por dentro da Música
Palavra da coordenadora
Em conversa da série Por dentro do acervo realizada no IMS Paulista em 3 de março de 2018, a coordenadora de Música, Bia Paes Leme, apresenta o trabalho do Instituto Moreira Salles na preservação da memória musical brasileira – tanto a memória oral, guardada no imaginário das pessoas, quanto o material físico, representado por registros em diversos suportes – e esboça um panorama histórico da música no país desde o século XVI.
Pesquise no acervo de Música
A Reserva Técnica Musical do IMS tem sob sua guarda acervos de compositores, instrumentistas, pesquisadores e colecionadores, todos disponíveis para consulta e pesquisa. São nomes como Chiquinha Gonzaga, Baden Powell, Elizeth Cardoso e José Ramos Tinhorão, entre outros, além de sites especiais.
