Blog do Cinema Veja Mais +

Do futebol à princesa

27 de abril de 2018

Assista abaixo aos trailers de alguns filmes em cartaz no IMS Paulista e no IMS Rio em maio de 2018, seguidos pelas edições do mês da revista de programação do cinema de cada unidade, com informações completas sobre datas e horários, além de entrevistas e artigos.

Trabalhando há mais de 20 anos na Espanha, Sergio Oksman, documentarista nascido no Brasil, ganha retrospectiva em São Paulo e no Rio de 3 a 13 de maio. Seus filmes, pouco conhecidos por aqui, trabalham com os limites narrativos no documentário e com possíveis fabulações ao retratar a realidade. Um dos filmes que serão exibidos é O futebol, de 2015:

Na segunda quinzena, a mostra Carta Branca apresenta nove clássicos pessoais escolhidos pelo professor, teórico e crítico de cinema Ismail Xavier. A mostra começa no dia 17 em São Paulo e no dia 26 no Rio de Janeiro, e traz filmes como O anjo exterminador (1962), de Luis Buñuel:

Dois dos filmes de maio discutem aspectos da história brasileira recente: O fio da memória, de Eduardo Coutinho, feito sob encomenda por ocasião do centenário da abolição da escravidão, que discute o impacto do fato histórico na sociedade brasileira de 1988, e O processo, que acompanha a defesa de Dilma Rousseff nos momentos que antecederam seu impeachment em 2016:

Como homenagem a Isao Takahata, falecido em abril, será exibido seu último longa, O conto da princesa Kaguya, uma bela animação aquarelada para crianças:


Revistas de programação

Confira a programação completa, com datas e horários, aqui no site do IMS e nas revistas de programação deste mês, abaixo em edição digital:

IMS Paulista

IMS Rio

Sobre os acervos