Blog do Cinema Veja Mais +

Entre fábulas, revisões e História

31 de julho de 2018

Assista abaixo aos trailers de alguns filmes em cartaz no IMS Paulista e no IMS Rio em agosto de 2018, seguidos pelas edições do mês da revista de programação do cinema de cada unidade, com informações completas sobre datas e horários, além de entrevistas e artigos.

Tensionamentos, fábulas, revisões – a programação deste mês do Cinema do IMS se volta à produção brasileira contemporânea ao focar no trabalho de Karine Teles como atriz e roteirista, como nos filmes Riscado e Benzinho, de Gustavo Pizzi.

 

 

Há também as estreias de O animal cordial, de Gabriela Amaral Almeida, e Unicórnio, de Eduardo Nunes – uma livre adaptação da obra da escritora Hilda Hilst, homenageada da Flip 2018 –, acompanhados pelos filmes anteriores de seus realizadores; e o reencontro com a pornochanchada enquanto representação política do regime militar.

 

 

Abrir o olhar ao cotidiano é uma das chaves para compreender o trabalho de David Perlov – retornamos a ele por ocasião do lançamento em DVD de Diário revisitado 1990-1999, em que ele volta ao dispositivo de sua obra-prima Diário 1973-1983, desta vez para observar o nascimento dos netos, a morte de Ytzhak Rabin, a ascensão de Benjamin Netanyahu.

 

Cena de Diário revisitado 1990-1999 / 3. Volta ao Brasil

 


Shoah
quer dizer destruição em hebraico e é a palavra adotada por muitos para descrever o extermínio em massa de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Shoah é também o nome do documentário realizado por Claude Lanzmann, um monumento à memória desta tragédia. Como homenagem a esse trabalho do diretor, falecido em julho, a cópia restaurada do filme será exibida em duas partes, nos dias 7 e 9 de agosto. Tanto a obra de Lanzmann quanto a de Perlov estão entre os destaques do Festival de Cinema Judaico, que acontece no IMS Paulista.

 

Cena do documentário Shoah, de Claude Lanzmann

 

A Sessão Cinética apresenta Retrato de Jason, de Shirley Clarke. Durante 12 horas, ao longo da noite de 3 de dezembro de 1966, a diretora e seus amigos entrevistaram Jason Holliday, um homem negro gay que trabalha como michê e sonha com uma carreira de performer em cabarés.


Revistas de programação

Confira a programação completa, com datas e horários, aqui no site do IMS e nas revistas de programação deste mês, abaixo em edição digital:

IMS Paulista

 

IMS Rio

 

Sobre os acervos

Mais IMS