Idioma EN
Contraste

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia

Mais informações sobre a Bolsa

A Bolsa IMS de Pesquisa foi criada em 2018 com a intenção de estimular estudos críticos e historiográficos sobre fotografia no Brasil. A iniciativa soma-se a diversas ações empreendidas pelo IMS nos últimos anos, em busca da requalificação de seus acervos e da ampliação do alcance de suas iniciativas, para contemplar uma maior representatividade de vozes e de identidades. A partir da quarta edição, em 2021, o IMS passou a conceder duas bolsas, mantendo a fotografia como área de atuação.

Compreendendo a necessidade de estender o incentivo à produção de pesquisas em outros acervos sob a guarda do IMS, em 2025 serão concedidas bolsas nas áreas de fotografia e de artes gráficas. O valor total de cada bolsa, uma para cada área proposta, será de 36 mil reais para a realização de projetos inéditos.

Ao término do projeto, cuja duração máxima é de um ano, as pessoas pesquisadoras deverão apresentar um relatório final, um artigo de conclusão do trabalho e uma palestra aberta ao público sobre os resultados alcançados. Para concorrer, é recomendável ter o título de mestre ou, em sua ausência, ter graduação universitária e comprovação de pelo menos três anos de experiência na realização de projetos de pesquisa em ciências humanas ou sociais, a partir de fontes documentais, orais e iconográficas, cujos resultados tenham sido publicados em meio impresso ou digital. Em caso de candidatos estrangeiros, é necessário residir no Brasil há um ano, no mínimo.