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Cadernos de

Marc Ferrez

Notas sobre o projeto

Ileana Pradilla Ceron

O projeto de digitalização e difusão on-line dos cadernos de Marc Ferrez resulta da parceria firmada entre o Instituto Moreira Salles (IMS) e o Arquivo Nacional (AN), em 2017, para a elaboração de pesquisas e divulgação de acervos conexos das duas instituições. A motivação inicial para a formalização do convênio foi a complementaridade existente entre a Coleção Gilberto Ferrez, no IMS, e o Fundo Família Ferrez, no Arquivo Nacional.

O IMS guarda, desde 1998, a Coleção Gilberto Ferrez, detentora do maior conjunto conhecido de fotografias e negativos de vidro de autoria de seu avô, Marc Ferrez. O acervo possui, em menor quantidade, coleções de negativos produzidos por Júlio Ferrez, filho de Marc, e pelo próprio Gilberto. O AN, por sua vez, recebeu, em 2007, a doação do arquivo da família Ferrez, formado por álbuns, fotografias, correspondências e documentação de Marc, de seus filhos Júlio e Luciano, de sua nora Claire Poncy, assim como da firma Marc Ferrez & Filhos. O fundo inclui, ainda, arquivos pessoais de Gilberto e de sua mulher, Mary Dodd Ferrez.

Abrangendo, temporalmente, quase um século e meio, e contendo documentação produzida por três gerações de uma mesma família dedicada à criação e à difusão de imagens por meios mecânicos, os dois conjuntos, conservados, cuidadosamente, por Gilberto Ferrez, compõem um raríssimo patrimônio fotográfico e documental que é essencial para a memória da fotografia e do cinema no Brasil.1

Desse vasto acervo, distribuído entre o Instituto Moreira Salles e o Arquivo Nacional, fazem parte nove cadernos manuscritos2 e um catálogo impresso de autoria de Marc Ferrez. Datados das duas primeiras décadas do século XX, os cadernos correspondem aos últimos anos de vida do fotógrafo. É o momento em que um Ferrez maduro, tendo já construído uma bem-sucedida carreira fotográfica e comercial, e consciente da relevância de seu legado, sente a necessidade de inventariar sua obra e compilar conhecimentos sobre técnicas e processos fotográficos, extraídos das melhores publicações especializadas de sua época e de sua própria experiência.

Minas and Rio-Railway.Catálogo das vistas, E. de Ferro, Marinha, p. 18. Marc Ferrez. Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles.
Procédé Jules décrit sur la Société Française. [Processos e materiais], p. 178. Marc Ferrez. Arquivo Nacional, Fundo Família Ferrez.

Longe de representar a retirada de cena do velho fotógrafo, o período compreendido nos cadernos também coincide com o começo de uma nova e exigente atividade profissional, que levará Ferrez, aos 72 anos, a se radicar em Paris. Na Cidade Luz, ele assumirá, com impressionante energia juvenil, a representação comercial da empresa cinematográfica Marc Ferrez & Filhos em terras europeias.

 

Endereços e datas de aniversário de familiares e amigos próximos, anotadas por Marc Ferrez em seu caderno [Anotações Brasil-Europa], p. 14-15 Marc Ferrez. Arquivo Nacional, Fundo Família Ferrez.

 

Refletindo esses dois momentos tão distintos na carreira e na vida de Ferrez – o encerramento de sua atividade como fotógrafo comercial, graças à qual se tornou tão conhecido, e a implantação e consolidação dos negócios familiares no setor cinematográfico –, os cadernos apresentam conteúdos bastante heterogêneos. Inventários de negativos organizados por caixas, por formato e, às vezes, por assunto; listagens de vistas para lanternas mágicas ou para visualização recreativa em estereoscópios; contabilidade bancária; listas de encomendas de familiares, amigos e clientes; endereços e datas de aniversário de entes queridos; tarefas a cumprir e despesas correntes; fórmulas e soluções para processos fotográficos; receitas culinárias; filmes a visualizar ou distribuidores a visitar são alguns dos temas observados.

Embora possuísse enorme sensibilidade, Marc Ferrez economizava as palavras. Nas páginas manuscritas não se encontrarão reflexões estéticas, notas autobiográficas, comentários, nem, muito menos, confissões intimistas. Suas anotações sintéticas guardam informações básicas, tarefas e dados.

 

Registro das despesas realizadas no caderno [Anotações França], p. 25. Marc Ferrez. Arquivo Nacional, Fundo Família Ferrez.

 

Essa objetividade, todavia, não deixará de revelar ao leitor atento pequenas e boas surpresas. A anotação de uma despesa poderá, por exemplo, expor as preferências etílicas do fotógrafo; uma encomenda familiar talvez permita apreciar alguns dos sofisticados hábitos de consumo de sua família; listagens de fotografias coloridas poderão indicar os roteiros de passeios realizados pelo interior da França e da Suíça, em plena Primeira Guerra Mundial.

À exceção do catálogo intitulado Máquinas e acessórios para fotografia, de 1905, e da Agenda Pathé Frères, de 1918, os demais cadernos não possuem data indicada pelo autor. Em alguns casos, contudo, foi possível atribuí-la, de forma aproximada, com o auxílio das próprias anotações, ou mesmo por meio dos carimbos das papelarias onde os cadernos foram adquiridos.

A maioria dos cadernos tampouco recebeu título original. Para facilitar a compreensão de seu conteúdo e criar distinção entre eles, foram conferidos títulos descritivos que aparecem entre colchetes nas versões transcritas.

O francês, língua materna que Ferrez utilizava para se comunicar com sua família e seus amigos mais íntimos, é empregado em boa parte de suas anotações. A escrita do fotógrafo, contudo, mostra-se tão contaminada do português, que não é raro encontrar, numa mesma frase, palavras nos dois idiomas.

 

Página de rosto. Catálogo de máquinas e assessórios para fotografia, 1905. Marc Ferrez. Arquivo Nacional, Fundo Família Ferrez.

 

A leitura de manuscritos pode, por vezes, ser uma tarefa árdua. Para amenizar esse trabalho, o conteúdo dos cadernos foi transcrito e traduzido, parcial ou totalmente, pelo paleólogo Victor Fonseca e contou com contribuições de Hortense Lestange e da autora deste texto. Apesar do esforço dispendido por todos, pedimos desculpas de antemão por palavras ou trechos que permaneceram incompreendidos. As traduções e transcrições devem continuar até cobrir a totalidade dos conteúdos.

Os cadernos serão lançados em quatro etapas, bimensalmente, até maio de 2022. O Catálogo das vistas, E. de Ferro, Marinha, do acervo do Instituto Moreira Salles, e a Agenda Pathé Frères, do Arquivo Nacional, iniciam o ciclo de publicações. O Catálogo das vistas... relaciona, sobretudo, as fotografias que integram os principais trabalhos comissionados realizados por Ferrez, como as ferrovias no sudeste e sul do Brasil, as embarcações da Marinha nacional e estrangeira, e os edifícios recém-construídos na avenida Central.

 

Une femme est toujours une interrogation. Agenda Pathé Frères, 1918, p. 114. Marc Ferrez. Arquivo Nacional, Fundo Família Ferrez.

 

A Agenda, por sua vez, traz registros de atividades, contatos e filmes visualizados ou procurados por Ferrez no ano de 1918, em Paris. Embora com anotações dispersas e sempre breves, o documento é uma testemunha da estreita parceria comercial entre a família Ferrez e a Pathé Frères, a maior companhia cinematográfica do mundo até a década de 1920.

O projeto de difusão digital dos cadernos de Ferrez conta com a colaboração de pesquisadores convidados e dos quadros das duas instituições, que comentarão aspectos dos documentos originais. Para ilustrar pontos específicos ou se aproximar da atmosfera presente nas anotações, os cadernos serão acompanhados de conjuntos fotográficos de autoria de Marc e de seus filhos, também pertencentes aos acervos do Instituto Moreira Salles e do Arquivo Nacional. Em algumas ocasiões, foi possível alcançar maior precisão e reproduzir as próprias fotografias mencionadas nos manuscritos.

Embora nos cadernos predominem os enfoques profissionais, eles também descortinam muitos outros assuntos, como os referentes ao mundo dos afetos e às relações econômicas e de classe social. Esse entrelaçamento entre as múltiplas camadas de informação identificadas nos cadernos, os aspectos técnicos, comerciais, sociais e familiares, por exemplo, poderá tanto agregar novas tonalidades à já conhecida figura de Marc Ferrez, quanto sugerir novas trilhas para os estudos sobre a fotografia e o ofício do fotógrafo.

Mestre em história social da cultura, com especialização em história da arte e arquitetura no Brasil. Pesquisadora sênior do Instituto Moreira Salles (IMS-Rio), onde, desde 2018, é responsável pelo Núcleo de Pesquisa em Fotografia. Foi diretora da Divisão de Artes Visuais do Instituto Municipal de Arte e Cultura (Rioarte, 2001-2003). Coautora da Coleção Palavra do Artista, (Centro de Arte Hélio Oiticica, 1998). Autora de Marc Ferrez: uma cronologia da vida e da obra (IMS, 2019).

Notas

1 Os arquivos da Família Ferrez são ainda mais abrangentes do ponto de vista de seu conteúdo, pois também possuem algumas referências sobre o gravador de medalhas Zeferino Ferrez, pai de Marc, e sobre as filhas de Gilberto, contemplando, assim, cinco gerações Ferrez.
2 No Arquivo Nacional, constam nove cadernos, entre eles duas agendas da firma Pathé Frères, de 1918 e 1919. A agenda de 1919, contudo, possui uma única anotação manuscrita, não tendo sido, portanto, incluída neste projeto.

Este projeto é uma parceria entre o Arquivo Nacional e o Instituto Moreira Salles.