Por dentro do Acervo
Evandro Teixeira
É difícil desassociar o nome de Evandro Teixeira de qualquer evento no país na segunda metade do século XX. Em quase 70 anos de atividade, o baiano nascido em 1935 registrou o golpe militar de 1964, eternizou em imagens icônicas Pelé e Ayrton Senna, documentou fome e pobreza, mas também carnaval e festas populares. Um conjunto monumental, desde 2019 sob a guarda do IMS.
Tempo e placar do Maracanaço
Dois flagrantes insólitos em meio à tragédia do Maracanaço permanecem inéditos 70 anos depois daquele Brasil 1 x 2 Uruguai na final da Copa de 1950. Cássio Loredano encontrou nos arquivos dos Diários Associados-RJ mantidos pelo IMS fotos não publicadas do placar do estádio que separam em três minutos o sonho com o título do maior pesadelo do futebol brasileiro.
Fotógrafos imigrantes no acervo do IMS
A fotografia no Brasil deve muito a profissionais estrangeiros que se fixaram no país em busca de novos mercados ou como refugiados. Num curso online gratuito e gravado, parte da programação #IMSdeCasa, os pesquisadores André Pitol, Angelo Manjabosco e Heloisa Espada falam sobre três fotógrafos imigrantes no acervo do instituto: Madalena Schwartz, David Zingg e Peter Scheier.
Coleção Augusto Silva Telles: patrimônio cultural em foco
Referência no âmbito da arquitetura e do patrimônio brasileiros, Augusto Silva Telles registrou igrejas, edificações históricas – como a Casa da Hera, em Vassouras (RJ) –, museus e sítios arqueológicos ao longo da carreira, grande parte dela no Iphan. Vanessa Matheus Cavalcante lança luz sobre sua trajetória e sua coleção, sob a guarda do IMS.
O que se pode afirmar
Na série Primeira Vista, em que autores se inspiram em fotografias do acervo do IMS sobre as quais não recebem qualquer detalhe além da imagem escolhida, Daniel Galera escreve um conto a partir de um clique do fotógrafo argentino Horácio Coppola no qual um dos retratados é o poeta Manuel Bandeira.
Mario Cravo Neto: espíritos sem nome (IMS Paulista)
A exposição reúne um vasto material do fotógrafo baiano, dos retratos em preto e branco em fundo infinito ao corpo a corpo com a cultura popular e a religiosidade afro-brasileira. Além das fotografias, são mostrados vídeos, desenhos, livros fotográficos, diário e cartas do artista. Grátis, com agendamento prévio.