Por dentro dos Acervos
A herança de um gênio do violão
Desde 2012 sob a guarda do IMS, o acervo de Baden Powell reúne um conjunto diversificado de itens que revelam peculiaridades do artista. Entre eles, uma partitura na qual o compositor registra diversos toques de berimbau, fruto de uma pesquisa a respeito da capoeira e outros temas afro-brasileiros, que culminou nos afro-sambas. (Elias Silva Leite)
Dia de Pixinguinha
Pixinguinha nasceu em 23/4, data que marca também o Dia Nacional do Choro. Para celebrar a ocasião e os 123 anos do maestro, o IMS convidou o Quarteto Araçá (foto) para interpretar, de casa, dois clássicos. Completando a festa, interpretações de Leandro Braga, Benjamin Taubkin e Cristóvão Bastos gravadas em 2012.
Em 78 por segundo rotações
Um João Gilberto pré-bossa nova; a estreia de Jararaca e Ratinho em disco; Noel cantando “Com que roupa” em 1930; Chiquinha Gonzaga ao piano nos anos 1920, Cauby inaugurando o rock em português no Brasil… Você já pode ouvir mais de 40 mil áudios gravados em 78 rpm no site Discografia Brasileira, do IMS. (Nani Rubin)
Pixinguinha – Naquele tempo, hoje e sempre (IMS Rio)
Alfredo da Rocha Vianna Filho, um dos nomes mais importantes da história da música brasileira, tem seu legado lembrado na exposição que reúne, sob a curadoria de Luiz Fernando Vianna, partituras, retratos, objetos pessoais, instrumentos e gravações.