Cerimônia de casamento
Durante o casamento de uma jovem do sul dos Estados Unidos (Carol Burnett) com um aristocrata do meio-oeste americano (Dezi Arnaz Jr.), os convidados se desentendem todo o tempo. O noivo supostamente engravidou a irmã da noiva. O irmão da noiva vive tomando comprimidos, segundo ele, para a epilepsia. A irmã do noivo é viciada em drogas e casada com um italiano que, segundo rumores, teria ligações com a Máfia. Uma briga medonha explode entre as famílias quando o carro da lua de mel se espatifa contra um caminhão tanque e todos acreditam que os noivos morreram. Segundo o diretor, “Cada filme deve ser diferente. Eu não gosto de me repetir. Trabalho com o desconhecido e o inseguro.”. Altman completa: “Por isso não planejo detalhadamente o que vou fazer. Digo apenas: vamos usar duas câmeras e disparar 500 mil pés de filme em torno de 48 personagens numa festa de casamento”.
- Título Original: A Wedding
- Ano: 1978
- Duração: 125 min. aprox.
- Idiomas: Inglês, Italiano
- Formato de tela: 16:9 letterboxing
- Cor: Colorido
- Legenda: Português
- Classificação indicativa: 16 anos
- País: EUA
- Elenco: Desi Arnaz Jr., Carol Burnett, Geraldine Chaplin, Howard Duff, Mia Farrow, Vittorio Gassman, Lillian Gish, Laura Hutton, Viveca Linfors, Pat McCormick, Dina Merrill, Nina Van Pallandt.
- Informações adicionais / Extras:
Livreto com os ensaios "Altman - A propósito de um casamento", de Jonathan Rosenbaum, e "Quatro notas sobre Robert Altman", de Hernani Heffner.
Sobre o diretor:
Robert Altman (EUA, 1925-2006) iniciou sua carreira no cinema em 1947 como roteirista (entre outros: Bodyguard, de Richard Fleischer, 1948) e diretor de documentários (entre eles: Better Footbal, 1954). Em 1957 realiza seus primeiros dois longa-metragens, a ficção Os delinquentes (The delinquents) e o documentário The James Dean Story e pelos dez anos seguintes dirige seriados para televisão. Dentre seus filmes mais conhecidos estão MASH (1970), vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes e Short Cuts (1993).
Robert Altman
Cerimônia Secreta
O filme Cerimonia Secreta é uma adaptação do romance escrito pelo argentino Marco Denevi (1922-1998), que foi apresentado a Losey pela atriz Ingrid Bergman. Duas mulheres alimentam a ilusão de viver como mãe e filha. Leonora (Elizabeth Taylor) imagina reencontrar em Cenci (Mia Farrow) a filha que morreu afogada. Cenci, imagina reencontrar em Leonora a mãe, cuja morte ela se recusa a aceitar. O equilíbrio instável rompe-se com o aparecimento do padrasto de Cenci, Albert (Robert Mitchum).
“A chave do filme é obviamente o rito, a cerimonia da vida e da morte”, diz o diretor. “Quando criança, me envolvi com a igreja e com os rituais. Depois com o teatro, que também é um ritual. Jovem, eu era hostil a qualquer tipo de ritual e de cerimonia, e ainda o sou em certa medida, mas cheguei à conclusão, alguns anos atrás, de que certos rituais, certas cerimonias são necessárias ao ser humano. Se você não tiver o ritual do enterro, você não consegue se livrar da morte. Não me oponho mais aos rituais”, relata ele. O filme, conclui Losey, trata da “necessidade terrível que os seres humanos têm de outros seres humanos e da impossibilidade, para a maior parte deles, de satisfazer essa necessidade quando ela se manifesta”.
- Título Original: Secret Ceremony
- Ano: 1968
- Duração: 109 min. aprox.
- Idioma: Inglês
- Formato de tela: 4:3 letterboxing
- Cor: Colorido
- Legenda: Português
- Classificação indicativa: 16 anos
- País: Inglaterra
- Elenco: Elizabeth Taylor, Mia Farrow e Robert Mitchum.
- Informações adicionais / Extras:
Livreto com o ensaio "Os camundongos de Brecht", de Michel Ciment.
Sobre o diretor:
Cerimônia secreta é o vigésimo filme de longa-metragem de Joseph Losey (EUA, 1909 - Inglaterra, 1984). Antes do cinema, estudou filosofia e teatro, publicou críticas de cinema e teatro no The New York Times e dirigiu programas de rádio para a NBC. Seu último filme foi A sauna (Streaming, 1985), lançado no Festival de Cannes quase um ano após sua morte.
Joseph Losey
Consideração do poema
Produzido para a comemoração do Dia D, dia em que o Brasil festeja o nascimento de Carlos Drummond de Andrade, um de seus maiores poetas, Consideração do poema apresenta um panorama de sua obra poética a partir de leituras de expoentes da cultura brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Fernanda Torres, Marília Pêra, Milton Hatoum, Antonio Cicero, Davi Arrigucci Jr., Dráuzio Varella, Cacá Diegues e Laerte, entre outros. O filme é o cartão de visitas do Dia D e traduz a grandeza da obra de Drummond, capaz de aproximar os mais expressivos segmentos da produção artística brasileira.
- Ano: 2012
- Duração: 71 min. aprox.
- Idioma: Português
- Formato de tela: 16:9
- Cor: Colorido
- Legenda: Português
- Classificação indicativa: Livre
- País: Brasil
Eucanaã Ferraz
Flávio Moura
Gustavo Rosa de Moura
Contatos 1 – A grande tradição do fotojornalismo
Primeiro de uma série de três volumes em que um conjunto de imagens (folhas de contato, diapositivos e cópias finais) são comentadas por seus autores para uma análise do processo criativo da fotografia. Em A grande tradição do fotojornalismo, 12 fotógrafos, diante de suas folhas de contato, discutem seus métodos de trabalho como quem organiza um livro de memórias ou retorna ao acontecimento fotografado com a ajuda destes blocos de notas visuais.
1. Henri Cartier-Bresson, de Robert Delpire (França, 1994. 12’)
2. William Klein, de William Klein (França, 1990. 15’)
3. Raymond Depardon, de Raymond Depardon e Roger Ikhlef (França, 1990. 13’)
4. Josef Koudelka, de Robert Delpire (França, 1990. 12’)
5. Robert Doisneau, de Sylvain Roumette (França, 1990. 15’)
6. Edouard Boubat, de Roger Ikhlef (França, 1994. 15’)
7. Elliott Erwitt, de Elliott Erwitt (França, 2002. 12’)
8. Marc Riboud, de Alain Taieb (França, 1990. 13’)
9. Leonard Freed, de Alain Taieb e Leonard Freed (Fran¬ça, 1990. 13’)
10. Mario Giacomelli, de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi (França, 1994. 14’)
11. Helmut Newton, de Philippe Collin (França, 1990. 12’)
12. Don McCullin, de Sylvain Roumette (França, 1993. 14’)
- Título Original: Contacts 1 - La grande tradition du photo-reportage
- Ano: 1990-2002
- Duração: 156 min. aprox.
- Idiomas: Francês, Inglês, Italiano
- Formato de tela: 4:3
- Cor: Preto e Branco
- Legenda: Português
- Classificação indicativa: Livre
- País: França
- Informações adicionais / Extras:
Livreto "O presente infinito".