Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade
Quatro importantes escritores contemporâneos reunidos para apresentar a vida e a obra de Carlos Drummond Andrade. Um narrador – Joca Reiners Terron – conta a vida do poeta, enquanto Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto pontuam a cronologia com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos. Do nascimento à morte, Drummond aparece aqui, de corpo e alma, com humor, ironia e emoção. Um gênio de muitas faces – mineiro, brasileiro, universal, moderno, eterno – cuja obra pode-se agora também ver e ouvir.
- Ano: 2014
- Duração: 65 min. aprox.
- Idioma: Português
- Formato de tela: 16:9
- Cor: Preto e Branco
- Legenda: Não possui
- Classificação indicativa: Livre
- País: Brasil
- Informações adicionais / Extras:
Ferro nas almas, depoimento de Raul Mourão [8min.] Do Itabirano, depoimento de Silvano Santiago [17min.] Livreto “Vida e verso”, com cronologia da vida e obra de Drummond.
Eucanaã Ferraz
Vidas secas
“Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos”: na primeira imagem de Vidas secas, a cachorra Baleia, Sinhá Vitória, Fabiano e os dois meninos, os infelizes que tinham caminhado o dia inteiro, surgem como pontos pequeninos e imprecisos no fundo de uma imagem quase toda branca. O filme segue fiel na letra e no espírito o livro de Graciliano Ramos sobre a família entre a mudança e a fuga da seca, do fazendeiro, das contas, do soldado amarelo, da cadeia, do inferno, movida pela esperança de uma cama de couro como a de seu Tomás da Bolandeira.
- Ano: 1963
- Duração: 103 min. aprox.
- Idioma: Português
- Formato de tela: 4:3
- Cor: Preto e Branco
- Legenda: Não possui
- Classificação indicativa: Livre
- País: Brasil
- Elenco: Átila Iório, Maria Ribeiro, Jofre Soares, Genivaldo Lima, Gilvan Lima e Orlando Macedo
- Informações adicionais / Extras:
Livreto "O texto sob nova luz", análises críticas de Jean Claude Bernardet, José Carlos Avellar e Júlio Bressane.
Nelson Pereira dos Santos
Vinicius de Moraes, um rapaz de família
Neste documentário — em versão cuidadosamente restaurada —, Susana Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo amistoso, composto por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim, entre outros. Segundo Walter Salles, o filme é “uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas”.
- Ano: 1983
- Duração: 30 min. aprox.
- Idioma: Português
- Formato de tela: 4:3
- Cor: Colorido
- Legenda: Português
- Classificação indicativa: 12 anos
- País: Brasil
- Informações adicionais / Extras:
Faixa comentada por Adriana Calcanhotto, Eucanaã Ferraz, Julia Moraes, Tuca Moraes. Livreto com textos de Walter Salles, Pedro Butcher e depoimento de Robert Feinberg.