Idioma EN
Contraste

Imagens do Povo (RJ)

Programa de documentação e pesquisa fotográfica do cotidiano das favelas e de formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho, fundado em 2004 pelo Observatório de Favelas em parceria com o fotógrafo documentarista João Roberto Ripper. Atualmente dez fotógrafos compõem o coletivo, coordenado por Bira Carvalho, formado na primeira turma.

(1) Potências futuras

(Veri VG)
(veri-VG)

(Veri VG)
(veri-VG)


(Davi Marcos)


(Rosilene Miliotti)

Rosilene Miliotti
(Rosilene Miliotti)

Patrick Mendes
(Patrick Mendes)

(Rosilene Miliotti)
(Rosilene Miliotti)

Rosilene Miliotti
(Rosilene Miliotti)

Davi Marcos
(Davi Marcos)

(Veri VG)
(veri-VG)

Publicado em 26.5.20

Com Vidas

O programa Imagens do Povo e o Instituto Moreira Salles publicam Com Vidas, ensaio fotográfico realizado pelo coletivo de fotógrafas e fotógrafos populares associados ao programa que propõe um novo olhar sobre os impactos da pandemia de Covid-19 nas favelas e periferias.

Em nossas metrópoles e cidades, os impactos são cada vez mais intensos e dramáticos em todos os planos da vida social, econômica e cultural. A pandemia agravou a brutalidade das desigualdades sociais no Brasil, agora explicitadas radicalmente em relação ao Direito à Vida, sobretudo nos territórios e grupos populares com maior vulnerabilidade ao contágio e  previsibilidade de letalidade. No entanto, favelas e periferias não são apenas nomes, e seus moradores não são apenas números. São moradas e pessoas que constroem seu cotidiano de sociabilidades afetivas, de invenções de trabalhos e de criações estéticas, em condições desiguais de produção.

É justamente destas experiências compartilhadas de convivência que se fazem as potências do bem viver que, hoje, são mobilizadas em atos solidários para enfrentar a Covid-19 com dignidade humana e como exigência de direitos.

A casa e a rua, lugares comuns de partilhas populares, estão passando por transformações significativas em função dos agravos à saúde e do isolamento social como prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Essas mudanças impõem aos moradores a reinvenção de suas existências em função da exposição epidemiológica, fazendo emergir laços de afeto e amizade, práticas de solidariedade e generosidade, como potências para afirmar o Direito à Vida.

Os registros fotográficos aqui reunidos buscam compartilhar momentos e movimentos que fazem a vida ganhar um sentido precioso e, por isso, reclamar seus direitos.  É com vidas que vamos superar a pandemia.

 

Curadores: Rosilene Militotti, Bira Carvalho e Jorge Luiz Barbosa

Mais sobre o Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Conheça os participantes:

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z