Revista O Menelick 2º Ato (SP)
Iniciativa editorial de reflexão e valorização da produção cultural e artística da diáspora negra com especial destaque para o Brasil. Baseada em São Paulo, em seus dez anos de existência publicou 21 edições impressas, sempre com distribuição gratuita. O nome O Menelick 2° Ato é uma homenagem ao jornal paulistano O Menelick (1915), um dos primeiros periódicos da imprensa negra paulista no século 20.
Enquanto as incertezas e o imprevisível chegam a níveis brutais, artistas apontam para rotas que tensionam o status quo imaginando futuros possíveis em meio ao caos, na contramão do pensamento hegemônico que institui ódio e destruição — nada novo para aquelas/es que fazem arte enquanto pessoas negras, periféricas ou subalternizadas. A Covid-19 e o isolamento social escancararam nossas fragilidades, mas também nossas potências e nossa resiliência.
Tendo como mote apontamentos para um futuro plural ou simplesmente possível, compreendendo Tempo como uma noção de espiralada, onde passado, presente e futuro se interconectam, divergindo da percepção linear eurocêntrica, a revista O Menelick 2º Ato convidou um grupo de criativos/as do campo das artes e da cultura, de diferentes perfis e regiões do país, para a edificação de um dossiê capaz não somente de oxigenar nossas perspectivas mas, de maneira crítica, iluminar a trilha que nos conduzirá a um amanhã que contemple nossas subjetividades e nosso espírito coletivo, pensando a arte em seu caráter educativo, interrogador e propulsor de mundos.
EVENTOS RELACIONADOS
IMS Convida para conversar
4 de maio de 2021, terça, às 18h