Sallisa Rosa (GO)
Renata Tupinambá (RJ)
Davi Marworno (AP)
Edgar Xakriabá (MG)
Sallisa Rosa é artista e fotógrafa, mestre em criação e produção de conteúdo audiovisual pela UFRJ. Também produz vídeos, instalações e obras participativas. Edgar Xakriabá pertence ao povo indígena Xakriabá. É mestre em antropologia pela UFMG. Davi Marworno pertence ao povo Galibi-Marworno. Documentarista, busca fortalecer a cultura dos povos indígenas do Oiapoque. Renata Tupinambá é jornalista, poeta visual e cofundadora da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena do Brasil. Apresenta o podcast Originárias, sobre artistas e músicos indígenas contemporâneos.
Sallisa Rosa
Durante décadas o meu pai usou o cabelo comprido. Nesta quarentena, raspou o cabelo. Não explicou o porquê, e eu não perguntei, mas refleti sobre o fato de saber que a nossa memória mais antiga pode ser a maior vítima dessa pandemia, ou seja, sobre lidar com o fato de que os anciões podem deixar de existir, em grande quantidade, de uma só vez. Memória é o que somos, o que temos, é o que nos constitui, de onde viemos e o que vamos nos tornar.





Renata Tupinambá
Oráculo Tupi: Vídeo com elementos da cosmologia indígena na leitura de um oráculo, no período de quarentena da Covid19 no ano de 2020. O contraste de cores ou ausência delas remete ao que está sendo lido pelo consulente. Folhas, colar, maracá, dente e sementes são as ferramentas utilizadas para previsão e busca de informações. O grafismo da cerâmica como bússola estelar.
Davi Marworno





Breve narrativa visual que mostra os contrastes de meu lugar em Oiapoque, fronteira onde tudo deu lugar a um Novo Sentido.
Edgar Xakriabá


Fotografias sobre o impacto da pandemia na Terra Indígena Xakriabá. Estão relacionadas ao monitoramento do território que estamos fazendo para o controle de entrada e saída de pessoas, bem como aos modos de ler e aprender durante esses tempos.
Publicado em 14/5/2020
Projeto realizado a convite da área de Fotografia Contemporânea e acompanhado por Thyago Nogueira, da equipe do IMS