Idioma EN
Contraste

Interioranas

Nívea Sabino é ativista e autora de Interiorana (seu primeiro livro de poesias). Graduada em Comunicação Social pela PUC-Minas, atua na coordenação política do Fórum das Juventudes da Grande BH. Recebeu em 2016 o Prêmio Zumbi de Cultura por realizar a discussão de direitos humanos em espaços predominantemente jovens. Poeta da oralidade, é a primeira mulher em Minas Gerais a tornar-se campeã de Slam – Competições de Poesia Falada. Foi campeã do Slam Clube da Luta (2016) e do Menor Slam do Mundo (2017). Articuladora cultural, promove em Belo Horizonte a Roda BH de Poesia. Possui textos publicados em revistas literárias e antologias.

Luiza da Iola é natural de Carmópolis de Minas, cantautora, intérprete, arte educadora e contadora de histórias. Idealizadora do movimento artístico sociocultural #NOSTEMOSUMSONHO, promotor de ações coletivas em prol de causas urgentes e específicas. Através do artivismo tem participado de seminários, conferências, debates e rodas de conversa, propondo manifestações artísticas e sensibilização a escolas da rede pública, espaços acadêmicos e comunidades quilombolas. Reside em Belo Horizonte, onde se dedica à pesquisa sobre a influência africana na música brasileira, composições autorais e releituras, tendo como referência a música popular africana, as manifestações artísticas tradicionais e os ritmos afro-latino-brasileiros.

Interioranas

Composto por canto-poemas baseados na obra Interiorana, de Nívea Sabino, este show experiencial relata histórias individuais, resgata memórias afetivas e traços da memória ancestral e coletiva. É resultado do encontro entre o canto ancestral da cantautora carmopolitana Luiza da Iola e a escritura poética da novalimense Nívea Sabino, uma parceria que conta com a participação de outras musicistas das regiões periféricas de Belo Horizonte. Interioranas traz como pauta o protagonismo das mulheres negras e busca novas formas de propor, pensar e questionar as relações étnico sócio-raciais. A partir desta realização, cria diálogos e reflexões acerca da identidade negra e das memórias diaspóricas.

Publicado em 3/11/20

Outros convidados do Teatro Espanca!

Mais sobre o Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Conheça os participantes:

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z