Primeiro de uma série de três volumes em que um conjunto de imagens (folhas de contato, diapositivos e cópias finais) são comentadas por seus autores para uma análise do processo criativo da fotografia. Em A grande tradição do fotojornalismo, 12 fotógrafos, diante de suas folhas de contato, discutem seus métodos de trabalho como quem organiza um livro de memórias ou retorna ao acontecimento fotografado com a ajuda destes blocos de notas visuais.
1. Henri Cartier-Bresson, de Robert Delpire (França, 1994. 12’)
2. William Klein, de William Klein (França, 1990. 15’)
3. Raymond Depardon, de Raymond Depardon e Roger Ikhlef (França, 1990. 13’)
4. Josef Koudelka, de Robert Delpire (França, 1990. 12’)
5. Robert Doisneau, de Sylvain Roumette (França, 1990. 15’)
6. Edouard Boubat, de Roger Ikhlef (França, 1994. 15’)
7. Elliott Erwitt, de Elliott Erwitt (França, 2002. 12’)
8. Marc Riboud, de Alain Taieb (França, 1990. 13’)
9. Leonard Freed, de Alain Taieb e Leonard Freed (Fran¬ça, 1990. 13’)
10. Mario Giacomelli, de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi (França, 1994. 14’)
11. Helmut Newton, de Philippe Collin (França, 1990. 12’)
12. Don McCullin, de Sylvain Roumette (França, 1993. 14’)