Fotografia: “obedece a impulso, não a um planejamento” – diz Manuel Álvarez Bravo. “Não planejo. Não penso. Não trabalho com a cabeça, mas com os olhos. Puro instinto.” André Kertész concorda: “Quando encontro um tema que me interessa, simplesmente deixo a objetiva registrar. Veja o repórter e o fotógrafo amador! Ambos têm apenas um objetivo: gravar uma memória ou um documento. Fotografia é isso.” Esta série de documentários revela os segredos que marcaram a história da arte fotográfica do seu início até os dias atuais.
Nos quatro filmes deste volume: Man Ray, Dora Maar, Manuel Álvarez Bravo, André Kertész, Brassaï e a fotografia surrealista da década de 1930: A fotografia surrealista (La photographie surréaliste), de Stan Neumann. Bernd e Hilla Becher, Andreas Gursky, Candida Höfer, Petra Wunderlich, Thomas Struth, Thomas Ruff e a Escola de Düsseldorf nas décadas de 1960 e 1970: A nova objetividade alemã (La nouvelle objectivité allemande), de Stan Neumann. Félix Nadar, Le Gray, Baldus, Robinson, Rejlander e Fenton, que na metade do século XIX começaram a explorar as possibilidades criativas da imagem fotográfica: Os pioneiros (Les primitifs de la photographie), de Stan Neumann. Jeff Wall, Bernard Faucon, Cindy Sherman, David Levinthal, Ralph Eugene Meatyard, Mac Adams e a staged photography da América do Norte na década de 1960: A fotografia encenada (La photographie mise en scène), de Alain Nahum.