Idioma EN
Contraste
Escola Escuta | Edital 2025

Estudos em produção de exposições - Curadoria e pesquisa

escolaescuta.ims.com.br

A formação propõe a promoção de intercâmbios e trocas entre profissionais do Instituto Moreira Salles que trabalham no campo de exposições de arte e artistas, produtores e demais agentes culturais que desejam expandir seus repertórios. Este módulo terá o foco em práticas de curadoria, desenvolvimento de pesquisa e escrita, construção de projetos de expografia, educação museal dentre outros. Os encontros terão como objetivo a introdução dos temas através de estudos de caso e/ou experiências em que os participantes possam refletir sobre suas práticas em um campo expandido .

 

Realização

O que é oferecido

O módulo tem como objetivo introduzir saberes relacionados ao trabalho de criação de exposições, ampliando o repertório de recursos, nomenclaturas, vocabulários e modos de fazer no campo expositivo. Busca também contribuir para o desenvolvimento de noções fundamentais sobre pesquisa, curadoria e expografia, além de propiciar o intercâmbio entre profissionais de uma mesma área que atuam em diferentes vínculos e condições institucionais, fortalecendo redes e trocas de conhecimento.

 

Mediadores

Daniele Queiroz
Curadora de Arte Contemporânea do IMS. Foi curadora das exposições "Zanele Muholi: Beleza valente e Entre Nós: Dez anos de Bolsa ZUM/IMS. É fundadora da plataforma ‘A história é outra’, que pesquisa e difunde o trabalho de artistas mulheres no campo da fotografia. Desde 2020, faz o acompanhamento curatorial dos artistas selecionados pela Bolsa ZUM/IMS.

 

Alessandra Coutinho
Formada em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela UFRJ. Desde 2019 integra a equipe do Instituto Moreira Salles, atuando na organização de acervos fotográficos e, desde 2021, também como assistente de curadoria. Participou da equipe curatorial das exposições Walter Firmo no verbo do silêncio a síntese do grito (apresentada em 7 localidades), Evandro Teixeira. Chile, 1973 (em 3 localidades) e Thomaz Farkas Todomundo (IMS Paulista).

 

Coletivo Vão
Vão (São Paulo, 2013) foi fundada por três recém-formados que compartilhavam o desejo de realizar pesquisas espaciais em um campo expandido. Além de um profundo interesse em arquitetura, Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero vinham trabalhando com artes visuais há vários anos como assistentes de artistas plásticos contemporâneos. Esse contato não apenas contaminou seu trabalho arquitetônico, mas também os levou a desenvolver seus próprios projetos de instalações.

 

Luisa Macedo
Bacharel (UEMG) e mestre em Artes Visuais (UFRJ). Atua como educadora, pesquisadora da alimentação e realizadora audiovisual. Atualmente integra a equipe de Educação do Instituto Moreira Salles. Dirigiu "Comida de Quintal" e “Comida de vós”, curta-metragens exibidos em diversos festivais brasileiros e internacionais. Criou o projeto "O cheiro do gosto", que contempla fotolivro e site sobre quintais urbanos que são territórios de resistência. Nos últimos anos, desenvolveu trabalhos fotográficos comissionados para a Biennale Arts Actuels e para o Sesc Carmo.

Mélanie Mozzer
Arte-educadora e curadora, cria de São Gonçalo, bacharel em Artes pela Universidade Federal Fluminense e integrante da equipe de Educação do Instituto Moreira Salles. Idealizou e dirige a Plataforma DEFLUXO, espaço de criação e investigação em artes visuais e educação, desenvolvendo uma prática que tenciona modos de produção de saberes e cria ambientes de escuta, onde corpos dissidentes possam imaginar coletivamente. Nos últimos anos trabalhou nas seguintes instituições: Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial, Casa das Artes Prof. Jerônymo Helter Barcellos, Museu de Arte do Rio de Janeiro e Casa França Brasil.

 

 

Onde

Rio de Janeiro
Formato: online - terças 19h às 21h
Território: nacional
Duração: 10 horas (5 encontros de 2 horas cada)
Vagas: 25

 

Edital em PDF ►

Quem pode participar

A convocatória está aberta com distribuição de 25 vagas para agentes culturais maiores de 18 anos interessados em produção de exposições, preferencialmente negros, indígenas, agentes pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, pessoas de baixa renda e/ou oriundas de favelas e territórios populares do Brasil. É nosso interesse priorizar inscrições fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo.

Como participar

As inscrições são gratuitas e serão realizadas do dia 25 de agosto de 2025 até as 23h59 do dia 8 de setembro de 2025, através do formulário Estudos em produção de exposições - Curadoria e pesquisa 2025. Não serão admitidas inscrições fora do prazo ou realizadas por outros canais.

Formulário Estudos em produção de exposições - Curadoria e pesquisa 2025 ►

Comprometimento

Importante: Antes de se candidatar, certifique-se sobre sua disponibilidade para comparecer a todos os encontros agendados, bem como o tempo de dedicação à pesquisa e prática. Eventualmente, os encontros agendados podem sofrer alterações de data por motivos maiores.

Cada pessoa selecionada deve obter no mínimo 75% de presença nos encontros semanais verificadas mensalmente por meio de lista de presença. Não serão permitidos acordos em relação à presença ou horário ao longo da formação. Serão abonadas faltas e atrasos apenas mediante apresentação de justificativa médica ou legal.

Cronograma

Inscrições

25/8 a 8/9/25

Resultado da seleção

23/9/25

Encontros

30/9 a 28/10/2025


Outros módulos