O Lab Escuta Periférica, iniciativa de formação em produção e cultura, representa um compromisso com a Integração para o empreendedorismo, os negócios sociais e a geração de emprego e renda, buscando promover a capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ampliar o acesso à cultura e promover uma maior representatividade das vozes das favelas e periferias. Ao oferecer formação em curadoria, produção cultural e outras áreas artísticas, espera-se capacitar os participantes a assumirem papéis de destaque no cenário cultural da cidade, rompendo com as barreiras que historicamente excluíram essas comunidades do acesso aos espaços e recursos culturais como profissionais protagonistas, fazedores de cultura.
Assim, a formação não apenas celebra a diversidade cultural e artística das favelas e periferias, mas também se posiciona como um agente de transformação social, contribuindo para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e igualitária.
O Lab Escuta Periférica é promovido pela Uniperiferias e a Secretaria da Juventude do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Moreira Salles.
Objetivos:
- Contribuir com a formação de 30 agentes culturais e os respectivos projetos culturais em seus territórios
- Fortalecer coletivos e agentes culturais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
- Facilitar a ampliação de repertório acerca de processos curatoriais e de produção
Inscrições
2/6 a 12/6
Mais informações, edital e inscrições através do Instagram Uniperiferias ►
Realização
Uniperiferias
Laboratório de ideias sediado na favela da Maré, cria meios e recursos para concretizar futuros melhores para toda a sociedade a partir das periferias. Com formações, pesquisas, a revista Periferias e sua editora, forma uma rede internacional de pensadores periféricos para compreender melhor as periferias do mundo e criar formas de seus sujeitos serem protagonistas em proposições sociais, culturais e políticas.