O módulo apresentará como se desenvolvem soluções de montagem para preparar obras de arte para exibição, acondicionamento e transporte. Com forte caráter técnico, a formação aponta também para a importância da inventividade, da pesquisa e do rigor que envolve o fazer do preparador de arte. Preparação de obras de arte será ministrado por João Gabriel Reis Lemos, profissional preparador de arte no Núcleo de Preservação e Conservação do IMS.
Realização
O módulo proporciona um contato direto com todas as etapas do processo, desde noções básicas de manuseio até técnicas de desembalagem e desmontagem de obras. Compartilha também conhecimentos sobre o uso de materiais de baixo custo, ampliando possibilidades de montagem para pequenas instituições, comunidades de artistas emergentes e recém-formados em artes e conservação.
Com interlocução de João Gabriel Reis Lemos e participação de integrantes da equipe de Preservação e Conservação do IMS, o ciclo formativo oferece vagas para 12 pessoas e aborda soluções de montagem e o preparo de obras de arte para exibição, acondicionamento e transporte.
Cada pessoa selecionada como residente receberá uma ajuda de custo no valor de R$40,00 (quarenta reais) por aula para viabilizar a participação nos encontros. O repasse está vinculado à participação e à presença durante o curso, sendo um critério imprescindível para o recebimento do auxílio.
Interlocutor
João Gabriel Reis Lemos
Preparador de Arte, atua no Instituto Moreira Salles há 14 anos desenvolvendo soluções de montagem de obras para exibição, acondicionamentos para guarda e transporte de objetos. É autodidata em uma área não reconhecida formalmente no Brasil. Participou do curso de vedação e encapsulamento de obras no MASP, com Sara Mateu. Em 2022, foi bolsista do Fórum Internacional de Montagem PACCIN, no Crystal Bridge Museum, Arkansas. Busca atualmente formar novos profissionais na área, bem como o reconhecimento e valorização da mesma no Brasil.
Onde
Rio de Janeiro
Formato: presencial
Territórios: Glória (IMS Russel)
Duração: 40 horas (10 encontros de 4 horas cada)
Vagas: 12 (duas turmas de seis participantes)
Agentes culturais maiores de 18 anos interessados em preparação de obras de arte, preferencialmente pessoas negras, indígenas, pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, de baixa renda e/ou oriundas de favelas e territórios populares da cidade do Rio de Janeiro e de sua região metropolitana.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas do dia 2 de junho de 2025 até as 23h59 do dia 16 do mesmo mês, através do formulário Preparação de obras de arte 2025. Não serão admitidas inscrições fora do prazo ou realizadas por outros canais.
Formulário Preparação de obras de arte 2025 ►