O Festival Música nas Montanhas é um dos mais relevantes festivais de música erudita da América Latina. Reúne músicos de todo o Brasil e do exterior, lotando as salas de concerto e movimentando o panorama da estância mineira.
Aprovado pelo Ministério do Turismo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Governo do Estado de Minas Gerais através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Festival Música nas Montanhas está inserido no calendário oficial da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas desde a sua primeira edição.
Nesta edição especial de 2022, o festival mantém-se atento ao momento mundial e às recomendações de saúde. Belezas naturais da estância hidromineral, clima ameno, águas termais e arquitetura marcada pelos tempos áureos dos cassinos no Brasil fazem de Poços de Caldas um ambiente perfeito para amantes da arte, um atrativo aos mais de mil estudantes de música acolhidos em suas 22 edições anteriores. Em conformidade com os protocolos de segurança estabelecidos, a 23ª edição será híbrida, com público presencial e concertos transmitidos online, com workshops e masterclasses disponibilizados gratuitamente também online.
Confira os eventos realizados no IMS Poços.
As atividades abaixo serão presenciais.
Masterclass de Piano
10 e 12/1/2022, segunda e quarta, às 14h
Com professor Flávio Augusto
As inscrições serão feitas na hora, pela própria equipe do festival. Não haverá distribuição de senhas.
Workshop Vivência em Choro
14/1/2022, sexta, às 14h
Com Dinho Nogueira & Zé Barbeiro, participação do Trio Chorinho Sulfuroso
A oficina sugere uma experiência através da qual alunos de todos os níveis e instrumentos possam participar de um grande grupo, em que alguns temas conhecidos do choro serão objeto de desenvolvimento. A partir daí, o duo abordará assuntos como interpretação, acompanhamento, arranjo, improviso e estilo.
Show do Trio Chorinho Sulfuroso
15/1/2022, sábado, às 11h
Com participação da roda de choro com os integrantes do workshop
No espaço da jabuticabeira do IMS Poços acontecerá uma roda de choro com o Trio Chorinho Sulfuroso, juntamente aos alunos do workshop, que apresentarão o resultado dos estudos. Outros músicos serão convidados a participar da roda.
Flávio Augusto
Natural de Poços de Caldas (MG), é detentor de 28 primeiros prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano. Possui Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ); Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros, MG; e Mestrado em Piano – Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É solista das principais orquestras do país, tendo se apresentado em importantes salas de concerto do exterior.
Zé Barbeiro & Dinho Nogueira
Dinho Nogueira é violonista, compositor, professor e arranjador. Crescido numa família de músicos, atua profisisonalmente desde os 6 anos. Zé Barbeiro é violonista, uma das principais referências do violão 7 cordas da atualidade, e compositor, com mais de 220 obras. Juntos, já lançaram três discos, um deles Ao vivo em Paris, gravado no Sunset Sunside Jazz Club durante turnê do duo pela Europa, em 2018. Expoentes do choro, os dois músicos unificam a tradição e a modernidade do gênero.
Trio Chorinho Sulfuroso
O Trio Chorinho Sulfuroso foi formado em 2002 pelos músicos Otávio Quartier (clarineta /saxofone), Jorge Viviani (violão) e Gesinho Jimmy (percussão), unidos pela busca da rica memória musical brasileira. Desde então ele vem se apresentando em casas de espetáculos e espaços públicos de Poços de Caldas e arredores, com um repertório que mescla grandes sucessos do choro, de nomes como Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Waldir Azevedo, e músicas inéditas.
Quando
10 a 15 de janeiro de 2022
Verificar informações acima, em cada atividade.
Entrada gratuita
Mediante apresentação do certificado de vacinação e documento oficial com foto.
Vagas conforme a capacidade dos espaços
Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.