Uma redescoberta visual da cidade através de seu traçado e dos caminhos que ele sugere. Serão percorridos locais fotografados por Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) no labirinto do centro histórico paulistano e, por contraste, na linha reta da avenida Paulista. O intuito é perceber em que medida a configuração da cidade afeta nosso caminhar e, consequentemente, nosso olhar.
Tuca Vieira é fotógrafo e professor na Escola da Cidade. Sua obra versa sobre cidade e arquitetura. É coautor do livro As cidades do Brasil: São Paulo e seu mais recente projeto foi o Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e seus arredores.
Esta oficina inclui caminhadas a pé pela cidade.
Até o dia do primeiro encontro; sujeito à lotação.
2 encontros, R$100
1) Introdução aos conceitos de legibilidade e imageabilidade. A fotografia como reação ao traçado urbano: em meio ao labirinto da cidade portuguesa e diante da racionalidade do plano ortogonal. Saída às 16h para visitação de locais no centro de São Paulo fotografados por Militão Augusto de Azevedo em 1862 e 1863.
2) A fotografia a serviço da modernidade urbana em dois momentos: a Paris haussmaniana de Charles Marville e a avenida Central, no Rio de Janeiro, fotografada por Marc Ferrez. Saída às 16h para percorrer a avenida Paulista com base nas imagens presentes na exposição São Paulo: três ensaios visuais, em cartaz no IMS Paulista.