Curso
Quando
Ingressos
Vendas a partir de 1/1. Mais informações em Como participar
IMS Paulista
Sala de aula - 2º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
A história das exposições é parte inseparável da história da fotografia, porém costuma ser vista como curiosidade ou apoio a outras formas de análise. O estudo de exposições realizadas no Brasil e no exterior, como Estudos fotográficos (1949), Fotoforma (1951), The Family of Man (1955) e New Documents (1967), entre outras, revela aspectos pouco explorados do campo fotográfico. O curso irá traçar o percurso, nada previsível, que levou a fotografia a ser assimilada pelos museus de arte ao longo do século 20, por meio da análise de exposições hoje consideradas exemplares.
Esta é a segunda edição deste curso.
Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.
Helouise Costa é docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Coautora do livro A fotografia moderna no Brasil, entre outros, realizou exposições como Rafael França: entre mídias e Fronteiras incertas: arte e fotografia no acervo do MAC USP.
Aulas suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19): equipe responsável pelos cursos e oficinas entrará em contato com os inscritos para esclarecer as dúvidas.
Quando
Datas a definir. As inscrições serão reembolsadas e as pessoas inscritas anteriormente terão prioridade de matrícula quando a atividade for remarcada.
45 vagas.
R$ 200 por 4 aulas.
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
As aulas irão se concentrar sobre uma seleção de exposições que contribuíram para a assimilação da fotografia pelo circuito de arte em diferentes momentos entre os séculos XIX e XX, priorizando o universo dos museus na França, Inglaterra, Alemanha, União Soviética, Estados Unidos e Brasil.
1) A história das exposições como área de conhecimento. A exposição como médium. Exibindo fotografias no século XIX.
2) A fotografia entre a estética, a política e a comunicação: exibindo fotografias na primeira metade do século XX.
3) A fotografia em campo expandido: fotografia e arte na segunda metade do século XX.
4) Por uma história das exposições de fotografia no Brasil.
Como alternativa a uma história da fotografia única e cronológica, esta série revê a produção fotográfica através de temas e questões transversais, como a arte, as exposições, a imprensa, as ciências humanas, a moda, a fotografia amadora, a arquitetura, o cinema, o retrato indígena e as discussões raciais.