Idioma EN
Contraste

A fotografia através do cinema

Curso

4 aulas com Inácio Araujo

Parte de Histórias da fotografia III

Quando

23 e 30 de outubro, 6 e 13 de novembro de 2018. Terças, das 19h às 21h.

Inscrição

R$200 (inteira) e R$100 (meia). Vendas pelo Eventbrite. 

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Still do filme Janela indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock

O curso

Se a fotografia libertou as artes plásticas, o cinema, surgido posteriormente, acrescentou à primeira a dimensão do tempo. Este curso aborda as relações e interações entre fotografia e cinema, como as referências fotográficas nos primeiros filmes, as outras linguagens que o cinema agregou depois, as mudanças determinadas pelos negativos, a direção de fotografia e a fotografia como personagem em filmes como Blow-up e Janela indiscreta.


Sobre Inácio Araujo

É escritor e crítico de cinema. Escreve sobre cinema para a Folha de S. Paulo e é autor de, entre outros, dois livros sobre o assunto: Hitchcock: o mestre do medo e Cinema: o mundo em movimento.


Inscrição

Até o dia da primeira aula. Sujeito à lotação.

4 aulas, R$200 (inteira) e R$100 (meia).


Programa

1) O surgimento da fotografia. A incidência sobre a pintura. A busca da imagem em movimento e o surgimento do cinema. Naturezas da fotografia e do cinema: proximidades e afastamentos.

2) Cinema, pintura, teatro: a busca por uma arte autônoma que incorpora todas as artes.

3) Cineastas e fotógrafos: afinidades, tensões e importância – D. W. Griffith/Billy Bitzer, Serguei Eisenstein/Eduard Tisse, Emilio Fernández/Gabriel Figueroa, Stanley Kubrick/Lucien Ballard, Fritz Lang/Henry C. Miller, Jean-Luc Godard/Raoul Coutard, Orson Welles/Gregg Toland. A função do fotógrafo no cinema. Fotógrafos-cineastas: Luis Carlos Barreto e Stanley Kubrick. Fotógrafos inventores: James Wong Howe. Fotógrafos pintores: Mário Carneiro, Gordon Willis.

4) Os fotógrafos no filme – Janela indiscreta (Alfred Hitchcock), Blow-up (Michelangelo Antonioni), As coisas simples da vida (Edward Yang), O estranho caso de Angélica (Manoel de Oliveira).


A série Histórias da fotografia III

Como alternativa a uma história da fotografia única e cronológica, esta série apresenta histórias variadas a partir de temas que atravessam a produção fotográfica, como os já abordados arte, exposições, imprensa, ciências humanas, moda e fotografia amadora. Neste semestre, é a vez de falar de arquitetura e cinema.

Organização
Miguel Del Castillo e Thyago Nogueira


Mais eventos

Mais IMS