Idioma EN
Contraste

A fotografia através do cinema

Curso

Com Lauro Escorel
Parte da série Histórias da fotografia

Quando

3, 5, 10 e 12 de setembro de 2019, terças e quintas, das 19h às 21h (4 encontros)

Ingressos

Esgotado (lista de espera disponível). Mais informações em Como participar

IMS Rio

Sala de aula
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

Para criar imagens que desenvolvem uma narrativa cinematográfica, os cineastas devem compreender e modular o movimento da câmera, sua colocação, a composição, o foco e principalmente a iluminação. Estes são alguns dos recursos de linguagem, com os quais o diretor de fotografia conta para a construção da imagem de um filme.

Este curso abordará a história da fotografia no cinema a partir das imagens realizadas por diversos fotógrafos. Ao longo do curso serão comentados filmes de ficção e documentários, realizados em diferentes épocas e países. Filmes fotografados por Lauro Escorel nos anos 1970/80/90 e 2000, também serão utilizados para apresentar algumas das transformações técnicas e estéticas que ocorreram na nossa cinematografia.

Entre os filmes que serão comentados encontram-se São Bernardo e Eles não usam Black-Tie, de Leon Hirszman; Lucio Flávio, Ironweed e Brincando nos Campos do Senhor, de Hector Babenco; Bye Bye Brasil e Quilombo, de Carlos Diegues e ainda Domésticas de Fernando Meirelles e Nando Olival; Batismo de Sangue, de Helvécio Ratton; e Jogo Subterrâneo, de Roberto Gervitz.

Paulo Honório, personagem de Othon Bastos em São Bernardo, filme de Leon Hirszman (1972).

Como participar


Sobre Lauro Escorel


A série Histórias da Fotografia