Idioma EN
Contraste

A fotografia através dos movimentos negros

Curso

4 encontros com André Pitol através da plataforma Zoom. Parte da série Histórias da fotografia

Quando

3, 10, 17 e 24 de novembro de 2020, terças, das 17h30 às 19h30

Evento online

Grátis, com inscrição prévia. Mais informações abaixo. VAGAS ESGOTADAS
Caminhada do bloco Afro Olodum no Bairro da Ribeira, Salvador, 1990. Lázaro Roberto/Zumví Arquivo Fotográfico.

Uma reflexão sobre os conceitos de fotografia e movimento negro, partindo do entendimento de ambos como dispositivos heterogêneos e multifacetados de ação e de criação. Os enfoques que a fotografia direciona ao movimento negro, assim como as estratégias poético-fotográficas utilizadas por essas mobilizações coletivas, serão considerados no curso. Em cada encontro, abordaremos situações históricas e propostas artísticas contemporâneas articuladas a essas duas concepções centrais. Serão analisados imagens, livros e trabalhos artísticos por meio de metodologias visuais variadas, considerando os locais e as modalidades dos materiais.

 

Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.

Parte da série Histórias da fotografia.


Aulas


Como participar

Quando
3, 10, 17 e 24 de novembro de 2020, terças, das 17h30 às 19h30

Curso online
Grátis, com inscrição prévia.
Lugares limitados (100 vagas)

A oficina acontecerá pela plataforma Zoom.

Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.

As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis após a conclusão do curso no canal do IMS no YouTube.


Sobre André Pitol 

É pesquisador na área de artes visuais, com enfoque em fotografia. Estudou na Universidade de São Paulo, onde concluiu mestrado em História, Teoria e Crítica de Arte (2016) e bacharelado em Gravura (2013). Atualmente estuda no doutorado concepções curatoriais em projetos artísticos do Leste Europeu. É integrante do Grupo de Pesquisa Arte, Design e Mídias Digitais (GP_ADMD).


Aulas

1) Introdução às concepções de fotografia e movimento negro, identificando as suas múltiplas origens, com o intuito de analisar a noção de unidade distributiva enquanto forma cultural e também a dispersão tecnológica dos eventos fotográficos e das ações coletivas.

2) Proposta analítica que estimule leituras possíveis entre o movimento negro e a fotografia, com tópicos como a contribuição editorial no pré-fotográfico (Francisco de Paula Brito), documentação foto-gráfica na imprensa negra (jornais e associações) e frentes afroatlânticas no fotojornalismo.

3) Perspectivas de luta e intervenções fotográficas na noção de arquivo: acervos e projetos fotográficos (Januário Garcia, Lita Cerqueira), amplitude de digitalização e novos arranjos para a imagem (Zumví Arquivo, Cultne) e experiências curatoriais (Deborah Willis, Okwui Enwezor).

4) Processos de artificação do movimento negro: novas temporalidades e suas redefinições; criações artístico-políticas na fotografia (Carrie Mae Weems, Dawoud Bey, Marina Amaral, Ming Smith e outros); permanências fotográficas em novos ambientes (LaToya Ruby Frazier, Hank Willis Thomas, Isaac Julien).


A série Histórias da fotografia

Como alternativa a uma história da fotografia única e cronológica, esta série de cursos organizada por Miguel Del Castillo e Thyago Nogueira revê a produção fotográfica através de temas e questões transversais, como a arte, as exposições, a imprensa, as ciências humanas, a moda, a fotografia amadora, a arquitetura, o cinema, o retrato indígena e as discussões raciais.