A presença da imagem fotográfica no mundo ganha força e fluxo com a criação de uma indústria voltada para o amador em fins do século XIX, um tipo social que se define desde esse período produzindo cada vez mais fotografias e, de algum modo, compartilhando essa experiência mesmo antes do tempo das redes sociais. O curso visa enunciar os protocolos que envolvem a construção desse sujeito e refletir como todos são, em certa medida, fotógrafos amadores.
- O contexto que faz emergir o amador. Consumo e circulação da fotografia na segunda metade do século XIX. Quem é e como atua o fotógrafo nesse período e sua relação com o amador. A produção inicial do fotógrafo amador.
- A construção de uma indústria voltada para o amador. O caso Kodak: surgimento, avanço nos Estados Unidos, desdobramentos e ações em outros países, protocolos e produtos para o amador. Como acontece no Brasil. Outras industrias e relações com o caso.
- Possíveis implicações da presença da fotografia amadora no mundo. Quem e o que produz. Como circulam essas imagens. Imaginário e subjetivação: viver com e por meio das imagens. Todos podem ser o fotógrafo amador. A ambivalência da experiência com a imagem: produzir, consumir, arquivar, salvar, compartilhar, apagar, não ver.
Pesquisadora do campo da cultura e das artes visuais, é professora e artista. Graduada em Psicologia, Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora na pós-graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas e na graduação de Artes Visuais e de Produção Cultural da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo.
Quando
22 e 23/5/2024, quarta e quinta, 19h
Onde
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90
Poços de Caldas/MG
Entrada gratuita
Necessária inscrição prévia.
Lugares limitados (30 vagas).