Idioma EN
Contraste

Abertura + conversa sobre a exposição

Mirada aos filhos da terra

Abertura + conversa

Com Jé Hãmãgãy (curadora) e Priscila Tapajowara

Quando

19/8/2025, terça

Abertura: a partir das 10h

Conversa: 18h30

Evento gratuito

Lugares limitados.

Mais informações abaixo

IMS Paulista

Biblioteca - 1º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

Fotolivro Ãpekôyp Yvy – Corpos Terra, de Priscila Tapajowara, Sandrieli Kaiowá e Vanessa Pataxó

Com curadoria da pesquisadora, museóloga e artista Jé Hãmãgãy, a exposição Mirada aos filhos da terra: o livro como território de imagem, memória e resistência dos povos indígenas reúne livros que exploram as representações visuais dos povos indígenas das Américas, do olhar colonial à autoria indígena contemporânea. No evento de abertura, a curadora conversa na biblioteca com a cineasta e fotógrafa Priscila Tapajowara, coautora de um dos fotolivros em exibição.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Participantes

Jé Hãmãgãy
É indígena da etnia Tikmu’un (Maxakali) e museóloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisas focadas na Museologia Social. Artista independente que aborda em seus trabalhos maternidade, cultura, sonhos, memória e pautas da luta indígena. Foi uma das vencedoras da 4ª edição da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia (2021) com um projeto sobre as perspectivas de representantes dos povos do território do Rio Madeira que foram fotografados por Albert Frisch, produzindo uma leitura crítica dessas imagens pelo olhar desses povos e dos processos únicos que perpassam sua existência. É mestranda em Estudos Culturais pela USP.

 

Priscila Tapajowara
É cineasta, fotógrafa e comunicadora indígena do bioma amazônico, com graduação em Produção Audiovisual. Desde 2013, atua em projetos voltados à valorização das culturas indígenas por meio do audiovisual. Dirigiu a websérie documental Ãgawaraita (2022) e o curta-metragem Tapajós Ãgawaraitá(2022), além de diversos videoclipes. Assinou a direção de fotografia do longa documental Arapyau: Primavera Guarani (2018) e da série Sou moderno, sou índio (2022). É também produtora do Festival de Cinema Latino-Americano CineAlter e atuou como assistente de direção e pesquisadora no longa Amazônia, a nova Minamata?. É coordenadora e comunicadora no coletivo de comunicação indígena Mídia Indígena e vice-presidente do Instituto Território das Artes (ITA). Atua ainda como formadora de jovens indígenas em oficinas de audiovisual. É coautora, com Sandrieli Kaiowá e Vanessa Pataxó, do fotolivro ÃÃpekôyp Yvy – Corpos Terra (Fotô Editorial, 2024).


Vídeo


Como participar

Quando

19/8/2025, terça
Entrada gratuita

Abertura da exposição
Visitação a partir das 10h.

Conversa com Jé Hãmãgãy e Priscila Tapajowara
Às 18h30. Lugares limitados (35 lugares)
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

IMS Paulista
Biblioteca - 1º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP


Exposição relacionada