Idioma EN
Contraste

Abertura da exposição Fotografia AGNÈS VARDA Cinema

Conversa

Com Rosalie Varda, João Fernandes e Horrana de Kássia Santoz

Quando

29/11/2025, sábado, 10h

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo.

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

Agnès Varda com sua câmera Leica na frente da ponte de Wuhan em construção, China, 1957. Arquivo Agnès Varda. Impressão digital póstuma a partir de negativo 6x6 © Espólio Agnès Varda. Fundo Agnès Varda, em empréstimo de longa duração ao Institut pour la photographie

A exposição apresentará pela primeira vez no Brasil um panorama da produção fotográfica de Agnès Varda (1928-2019), cineasta belga radicada na França. Com curadoria de João Fernandes e Rosalie Varda, filha da fotógrafa, e assistência de curadoria de Horrana de Kássia Santoz, a mostra reunirá uma seleção de cerca de 200 imagens que retratam o olhar solidário e curioso de Varda, evidenciado em suas séries de fotografias produzidas em viagens pelo mundo, de Portugal à China, de Cuba à Califórnia. Suas fotografias revelam compromisso com uma visão emancipatória das pessoas e do mundo, no contexto das mudanças históricas ocorridas na segunda metade do século XX, destacando a identidade e o papel das mulheres, numa profunda empatia com as suas vidas e lutas. A exposição cruzará a fotografia de Varda com trechos dos seus filmes onde a fotografia é matéria ou tema do seu trabalho cinematográfico.

 

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)


Vídeo


Participantes

Rosalie Varda
É uma figurinista, produtora e diretora de arte francesa. Filha dos cineastas Agnès Varda e Jacques Demy, ela trabalhou em diversas produções cinematográficas. Produziu vários filmes de Agnès, entre eles Agnès daqui e dali Varda (Agnès de-ci de-là Varda, 2011), Visages villages (2017), selecionado no Festival de Cannes e indicado ao Oscar, e Varda por Agnès (Varda par Agnès, 2019), selecionado na Berlinale em 2019. Rosalie também é responsável por preservar e promover o legado artístico de seus pais, como diretora da Ciné-Tamaris, empresa que administra seus arquivos e filmes.

João Fernandes
É diretor do Instituto Moreira Salles. Foi subdiretor de Conservação, Investigação e Difusão do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e diretor do Museu de Serralves, no Porto. Licenciado em línguas e literaturas modernas pela Universidade do Porto e com estudos de pós-graduação na Universidade de Lisboa, foi docente no Instituto Politécnico do Porto (1987-1995), trabalhou como curador independente e organizou as Jornadas de Arte Contemporânea do Porto (1992-1996). Organizou e comissariou a representação portuguesa da 1ª Bienal de Joanesburgo (1995), da 24ª Bienal de Arte de São Paulo (2003) e, juntamente com Vicente Todolí, da 50ª Bienal de Veneza (2003).

Horrana de Kássia Santoz
É curadora vinculada à diretoria artística do Instituto Moreira Salles e é membra do icom Brasil. Graduada em Artes Visuais pela UFES, é especialista em Gestão Cultural e cursa o MBA em Gestão de Museus e Inovação. Em 2024, foi assistente de curadoria da mostra Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky na ditadura brasileira 1964-1985, no Instituto Moreira Salles. Foi assistente de pesquisa no Acervo Videobrasil. Na Pinacoteca de São Paulo – Coleção Ivani e Jorge Yunes, foi curadora do programa de comissionamento Atos Modernos. No Masp, atuou como assistente curatorial, organizando o Programa Independente (Pimasp) e a programação de cursos do Masp Escola, além de ser curadora da Sala de Vídeos.


Como participar

Quando

29/11/2025, sábado
Entrada gratuita

10h | Abertura da exposição
Galeria 1 - 6º andar

11h | Conversa com Rosalie Varda, João Fernandes e Horrana de Kássia Santoz
Cinema
Lugares limitados. Distribuição de senhas a partir das 10h. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Onde

IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP


Exposição relacionada